O que é CRM e porque você precisa de um?

O que é CRM e porque você precisa de um?


CRM é uma sigla em inglês que significa Customer Relationship Manager (Gestão de Relacionamento com o Cliente em português). Ele é um software usado para facilitar sua relação com o cliente, organizando e automatizando processos. Seu objetivo é que você e sua concessionária consiga um atendimento mais próximo gastando menos tempo.

O que é um CRM?

CRM é um software, usado para facilitar seu relacionamento com o cliente, mas também é muito mais que isso. Ele é um conjunto de práticas que envolve estratégias, gestão, política e análise cujo objetivo é fidelizar cada vez mais seu cliente. Seu uso tem impacto direto nas estratégias de marketing digital empregadas.

Por isso, o CRM acaba sendo muitas coisas ao mesmo tempo: 

  • Ele é um software, que permite que sua concessionária gerencie o relacionamento com seus clientes, que vai desde a gestão do LEAD até pós-vendas.
  • Ele é um processo que organiza todas as etapas desse seu relacionamento, seguindo a jornada do cliente. 
  • Você pode usá-lo como parte de sua estratégia, porque através dele você pode descobrir como fechar com mais clientes em menos tempo. 
  • Ele também aprimora processos, eliminando tarefas robóticas e que demandam tempo.

O que faz um CRM especifico na prática?

O que é CRM e porque você precisa de um?

Sejam eles potenciais ou atuais. Ele é alimentado pelas informações do cliente e suas interações com a concessionária, que vão desde a avaliação do usado na troca até mesmo o financiamento do veículo. Estão registrados nele, nome, endereço, telefone, como entrou em contato com a concessionária, quando recebeu o último contato, entre outros.

Isso é muito mais do que uma planilha de registros. A plataforma também: 

  • Gerencia as informações do cadastro, o que permite que sua equipe esteja com as informações atualizadas.
  • Reúne quais foram as últimas interações dele, quando foi a última vez que foi contatado pela concessionária, quais são seus interesses, em que parte da jornada de compra está e qual mídia/canal tem melhor engajamento.
  • Simplifica atualizações, fazendo com que a equipe gaste menos tempo na atualização dos registros, dashboards e relatórios.
  • Integra as informações, fazendo com que toda a equipe tenha os mesmos dados.

A importância da automação

Para facilitar o trabalho do marketing digital, é usado bastante o conceito da automação. Significa eliminar tarefas manuais e repetitivas, permitindo que a equipe consiga se concentrar na parte importante do trabalho.

O que é CRM e porque você precisa de um?

Quanto mais o vendedor economizar seu tempo preenchendo formulários, mais ele vai poder monitorar ações do cliente, fazer propostas e estar disponível no showroom para Test Drives ou outras ações comerciais. Entender o comportamento do lead ou cliente é fundamental, pois aumenta suas chances de fechar negócio.

Como funciona um CRM Automotivo?

Essa plataforma é cheia de funcionalidades. Agora, como ela funciona? Como ela faz tudo isso? Muito simples, ela:

  • Cadastro de clientes: o CRM  trabalha com seu banco de dados, então você precisa inserir as informações de seus clientes nele. Pode ser manual, através de uma lista ou pode ser por integrações.
  • Registro de informações: usando os cadastros, você começa a registrar informações sobre os clientes. Algumas são automatizadas, outras você precisa registrar. Quantos e quais e-mails ele acessou, quantas vezes recebeu ligação. Quantas vezes entrou em contato com a sua concessionária. Quais foram os produtos e serviços que ele comprou, ou pelo menos mostrou interesse. Tudo isso fica registrado.
  • Integração com diversos canais: é possível integrar essa ferramenta com outros canais, como redes sociais, e-mail marketing, sites, portais web, landing pages, DMS e outros. Você pode usar essa integração como parte de sua estratégia digital.

Tipos de CRM

Existem dois tipos de CRM disponíveis no mercado: o CRM local e o CRM na nuvem. Conheça eles melhor:

CRM Local

Esse tipo de software exige um servidor local, com manutenção periódica de uma equipe própria. Fica um computador responsável para ser o servidor, com o programa instalado.

CRM na nuvem

Esse modelo de CRM fica na nuvem, com uma estrutura remota e que ão precisa de uma equipe de TI 100% dedicada a ele. Ele é gerenciado pela equipe de especialistas, e sua concessionária recebe um login e senha, e precisa acessar uma página. Com muito mais segurança e agilidade nas atualizações o formato na nuvem se torna muito mais robusto entregando mais benefícios aos usuários. 

Conheça os benefícios que o CRM pode trazer para sua concessionária.

O que é CRM e porque você precisa de um?

Melhoria no seu controle de vendas

O CRM automatiza diversos processos, poupando trabalho de sua equipe. Com ele cuidando dessas tarefas, o vendedor consegue focar no que é mais importante: a conversão do cliente.

Mas ão é só aliviando o tempo do vendedor que o CRM ajuda nas vendas. Ele também registra informações relevantes, que podem ajudar a entender melhor o comportamento do lead. 

Usando um CRM de qualidade, o vendedor consegue entender quem é o cliente, o que ele procura e em que estágio da jornada de compra ele está. Ele já sabe o que quer? Já está procurando pelo produto que você oferece? Já conhece seu produto, e precisa de mais informações para fechar? Tudo isso você encontra no software de gerenciamento.

A Syonet oferece uma importante solução para ajudar no seu controle de vendas: a Central de Leads Syonet. Com ela, é possível capturar leads direto no site da montadora, e encaminhá-los até o celular de seus vendedores. Uma ferramenta para melhorar os resultados de sua concessionária.

Apoio no atendimento do cliente

Como o próprio nome diz, o sistema de gestão no relacionamento com o cliente é focado nesta interação com o cliente. Isso é bem mais do que apenas o ato da venda. Envolve todo o processo de antes, durante e depois de concretizado o negócio.

O marketing digital afirma que é importante cativar o cliente, fazer com que ele fique encantado com sua concessionária e o atendimento que foi oferecido. Para isso, é preciso que sua empresa saiba exatamente o que ele quer e entenda seu comportamento. O CRM é fundamental para isso.

O atendimento no pós-venda também se torna mais fácil quando você já possui todas as informações necessárias sobre o cliente. Já está diante de sua equipe quem é o cliente, o que ele comprou e qual é o problema. Isso facilita e permite um diálogo bem mais rápido.

Centralização de informações

Um bom sistema de gerenciamento permite que você tenha uma visão bem clara de seu negócio, porque ele centraliza as informações disponíveis. Isso permite que você enxergue todos os processos e ações realizadas por seu time.

Isso permite que você, como gestor, entenda o que acontece ao seu redor e possa tomar decisões com mais agilidade. Ou também identifique problemas que estão atrapalhando a sua concessionária.

Outro benefício da centralização de informações é que ela facilita o trabalho de equipes de áreas diferentes. Um time ão precisa ficar esperando pelo relatório de outro para seguir com o seu trabalho. Todos têm acesso às mesmas informações, o que torna o trabalho mais harmonioso.

Acompanhamento do desempenho

O CRM possui os principais indicadores-chave que você precisa referentes ao seu negócio. E mais importante, eles estão ali em tempo real. É possível acompanhar o desempenho de sua concessionária apenas com essa ferramenta.

Esse é um dos grandes benefícios desse tipo de sistema: você consegue, apenas usando ele como ferramenta, ver seus principais indicadores. Você consegue uma visão precisa e realista do que quer saber. 

A importância do CRM no seu pós-venda

Nós da Syonet oferecemos um CRM que é único no Brasil, porque participa da etapa de pós-venda da concessionária. Essa é uma parte importante do trabalho de seu negócio, e o nosso sistema pode ter um papel fundamental nele. Veja alguns diferenciais:

Permite vender novamente para antigos clientes

Um dos grandes benefícios do pós-venda para uma concessionária é que ele permite que você venda para alguém que já comprou de você antes. O CRM facilita ainda mais esse trabalho.

Como você tem todas as informações sobre esse cliente, quem ele é, o que ele comprou, quais são seus interesses, fica ainda mais fácil achá-lo para impactar novamente. O sistema garante que os dados ão são perdidos. 

Oferece indicadores para facilitar na venda

As informações que estão disponíveis no CRM permitem que sua equipe de vendas conheça melhor o seu cliente e o que ele comprou. Se o cliente comprou determinado modelo, sua equipe sabe quem ele é, qual modelo ele comprou e quando foi isso.

Como todo o relacionamento anterior está registrado, seu vendedor pode usar essas informações para ajudar na hora de fazer uma proposta.

Sugestões automáticas

O próprio sistema do CRM também é um aliado na hora da pós-venda. O cliente comprou um carro já faz determinado tempo? Ele pode começar a receber material para trocar de carro. O sistema pode enviar para o time de vendas que está na hora de uma revisão programada, e ele precisa ser lembrado. Ou oferecer uma nova revisão.

Esses procedimentos acontecem de maneira independente. Não é preciso que você ou sua equipe fique monitorando. O sistema encaminha essas informações. É uma garantia que uma venda ão vai ser perdida porque alguém esqueceu de entrar em contato.

Veja também

Dicas para multiplicar as vendas da sua concessionária com um CRM

5 Benefícios de usar um CRM na sua concessionária

Gostou deste conteúdo? Acompanhe essas e outras informações de marketing digital no nosso blog. Conheça mais o nosso trabalho!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades