Programa de fidelização: como ter um fluxo constantes de clientes?

A sua concessionária faz Programa de Fidelização?


Quando falamos de concessionárias, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a compra de veículos. Mas uma loja possui muitos outros departamentos, outros setores. E para seguirem seu funcionamento, algo a ser pensado e planejado é um programa de fidelização.

O que é um programa de fidelização?

Um programa de fidelização consiste em oferecer benefícios para clientes que se tornem regulares de seu negócio. No caso de uma concessionária, significa usar seguidamente os serviços, como oficina e acessórios, quando necessário. Seja revisão programada ou outros.

Por que sua concessionária precisa de um programa de fidelidade?

Quando falamos de atrair leads, procurar novos negócios e atrair novos clientes, é preciso sempre lembrar que manter e resgatar clientes é muito mais fácil do que trazer novos. Se o indivíduo ou empresa já comprou de você — e, é claro, o serviço ou produto atendeu suas necessidades — a chance de comprar de novo aumenta.

Por isso, encontrar formas de incentivar seus clientes a seguirem frequentando suas lojas é um negócio vantajoso para todos. Para você, que garante o fluxo de caixa, e para o cliente, que encontrou um lugar de confiança para cuidar de seu veículo (seja carro, moto ou outro).

Como fazer um programa de fidelização?

Confira algumas dicas para que sua concessionária faça um bom programa de fidelização.

1- Relacionamento com cliente é chave

 Programa de fidelização: como ter um fluxo constantes de clientes?

O relacionamento com clientes é chave para que um bom programa de fidelização funcione. Não adianta os preços serem atrativos se, quando está em sua loja, o cliente ão se sente confortável. Trabalhar e treinar sua equipe é fundamental para garantir os melhores resultados.

2- Foco no pós-venda

Nesse blog, ós sempre enfatizamos a importância do pós-venda em uma concessionária. É ele quem garante o fluxo de caixa, fideliza os clientes e atrai novos. Para os programas de fidelização, isso é uma verdade ainda maior. Manter um contato constante vai fazer com que o cliente o procure ão só na hora da manutenção, mas também para comprar um veículo novo.

3- Invista em programas de recompensa

A grande questão dos programas de fidelização é que ele também precisa ser atrativo para os clientes. Pense em como você pode recompensar os clientes que compram e usam o serviços de sua loja. Descontos? Preferências na hora de escolher novos veículos? Respeite seu orçamento, mas também faça valer a pena para o cliente.

4- Marketing é fundamental

Não adianta seu programa de fidelização ser ótimo se ninguém sabe dele. Invista em marketing, mande SMS, e-mail marketing, WhatsApp. Ele é seu cliente, você tem o contato dele, basta encontrar maneiras de avisá-lo sobre as vantagens de seu programa de fidelização. Se seus vendedores explicaram corretamente durante a primeira compra, esse processo de atraí-lo de volta é bem mais fácil.

A Syonet possui ferramentas que podem auxiliar neste trabalho. A API do WhatsApp Business permite que você tenha um único úmero de telefone para toda sua concessionária. Com isso, as mensagens ficam registradas, bem como quem foi o responsável por enviá-las. Isso torna o atendimento a clientes mais organizado.

O Mailtop é a ferramenta de marketing digital especializada em disparos de e-mail marketing da Syonet. Ele foi desenvolvido para o mercado automotivo, e possui grande potencial de personalização, para que sua concessionária consiga sempre enviar a mensagem correta para seu público.

A importância do CRM no programa de fidelização

Programa de fidelização: como ter um fluxo constantes de clientes?

Como o CRM é o gestor de relacionamento com o cliente, nele ficam registrados os bancos de dados com as informações cadastrais e registros de todos os serviços e produtos comprados. Tudo que você precisa saber sobre o cliente, fica no CRM. Um CRM automotivo, então, permite que o usuário veja ainda melhor quais foram as compras e serviços realizados.

O CRM Syonet

O CRM Syonet é o CRM automotivo mais completo do Brasil. Como ele acompanha todo o processo de venda e pós-venda do usuário, ele seria uma ferramenta eficaz para o programa de fidelização. Sua capacidade de automatizar e enviar mensagens pré-programadas para contatos torna o marketing do programa ainda mais fácil.

E como o CRM Syonet é uma solução específica para o mercado automotivo, dispomos de uma solução modular também específica para a fidelização de clientes: o módulo de Fidelidade Syonet.

A solução possibilita inserir pontuações de acordo com as compras e serviços feitos pelos clientes na concessionária, criando um vínculo de fidelização, buscando recompensar de diversas formas os clientes, como, por exemplo, compras de carros, acessórios, peças, serviços, manutenções, entre outras formas.

Um programa de fidelização é um excelente incentivo para que sua concessionária mantenha um fluxo de serviços e clientes. Pense bem em estratégias para empregar esse método e boas vendas!

Veja também

Em meio a crise: como algumas concessionárias estão se inovando para vender veículos

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades