E-mail marketing para concessionárias

E-mail marketing para concessionárias


Apesar do que muitos acreditam, o e-mail ainda é uma importante ferramenta para o marketing digital. Ele ainda é aberto regularmente por muitos e usado como parte das principais estratégias, principalmente para a nutrição de leads. Sua concessionária ão pode ficar de fora.

Mas no que o e-mail marketing pode ajudar sua concessionária? O que você tem a ganhar usando esse tipo de estratégia? Será que os gastos em investimento vão compensar?

O que é o e-mail marketing?

Mas, em primeiro lugar, o que é e-mail marketing? É um conteúdo produzido por sua concessionária e enviado para a caixa de e-mail de seus clientes. Ele é dividido em diferentes tipos, com diferentes finalidades. Geralmente é enviado por uma ferramenta de disparo, que permite o envio a uma lista de contatos.

Um exemplo de ferramenta de e-mail marketing é o Mailtop, que é especializado em concessionárias. Com ele você pode personalizar e segmentar os e-mails, sejam templates ou campos, tudo para levar a melhor informação para seu cliente. É um sistema de fácil uso, com templates gratuitos e dashboard apenas com informações relevantes. 

O conteúdo enviado varia. Podem conter texto, imagem, infográfico e links. Podem ou ão ser otimizados para leitura em dispositivos móveis, o que é recomendado hoje em dia. Como eles são depende muito de seu objetivo.

Tipos de e-mail marketing

Existem diferentes tipos de e-mail marketing que podem ser úteis para sua concessionária. Cada um deles tem um espaço diferente na sua estratégia de marketing digital, o importante é que exista o planejamento correto para que a execução tenha sentido.

Conheça os principais tipos de e-mail marketing que podem ser úteis para sua concessionária:

Newsletter

A newsletter é um tipo de e-mail marketing que consiste em uma notícia, ou conteúdo informativo. Seu diferencial é que possui periodicidade fixa.

Você pode usar a newsletter para criar e manter um contato com o cliente. Ela pode abordar um tema específico, ou apenas dar e comentar informações gerais da sua concessionária. O importante é manter sua presença online. Em concessionárias é muito usado para ajudar nas campanhas de lançamento de veículos, por exemplo. Ou até mesmo para divulgar novos formatos de serviços exclusivos que a oficina adotou naquele período.

Lembrete

Também são e-mails marketing aquele conteúdo que é enviado para o cliente para lembrá-lo de ações com a concessionária. Ele agendou uma revisão, ou um test drive? Uma mensagem pode ser encaminhada um dia antes, lembrando-o. Tem interesse em um item no estoque? Uma mensagem pode ser enviada, automaticamente, avisando que o produto chegou.

Promocional

O e-mail marketing promocional é um e-mail enviado para promover uma oferta ou produto. Pode ser um conjunto de veículos com desconto, pode ser algum material, como ebook ou outro. O que importa é que seu objetivo é a conversão. Clientes que possam estar com agendamentos em dia ou revisões programadas próximas de acontecer podem ser impactados com promoções para buscar uma aproximação maior. 

Você encaminha um e-mail com uma chave, que os usuários vão usá-la para conseguir um desconto, ou o produto, dependendo do objetivo. 

Sazonal

O e-mail marketing sazonal consiste em um e-mail enviado em datas comemorativas. Pode ser um feriado, uma data importante ou outro. Ele serve para aproximar sua concessionária do público. Crie campanhas de dias dos pais, das mães e outras muitas datas impactantes.

Boas vindas

O e-mail de boas vindas é enviado quando alguém se torna um lead e entra em sua lista de contatos. Seu objetivo é iniciar uma conversação com o usuário, dar algumas informações e fazer com que ele prossiga na jornada de compra. Algumas concessionárias usam dessa modalidade para agradecer um cliente por uma compra. 

Para clientes inativos

O e-mail marketing para clientes inativos é uma tentativa de retomar o diálogo com eles. Você envia uma mensagem com alguma informação e, geralmente, algum benefício se ele voltar a ter contato com você

E-commerce

Existe também a categoria de e-mail marketing voltada para o e-commerce. Consiste em enviar uma lista de produtos para o usuário. O objetivo é que ele entre em sua loja virtual, gerando acessos, e avançando na jornada de compra.

O ideal é que o material enviado seja o segmentado, visando os interesses anteriores do lead. O cliente clicou no anúncio de um determinado veículo? O ideal é enviar ofertas próximas do que ele está interessado. Mandar um e-mail com promoções variadas pode ão ter um resultado satisfatório.

Quando falamos de e-commerce de concessionária, lembramos que a Lead Force desenvolveu o Auto Commerce, uma plataforma de loja virtual. Com ela, sua concessionária vai poder colocar seus produtos e serviços à venda pela internet.

E-mail marketing para concessionárias

Por que sua concessionária deve usar e-mail marketing?

Porque e-mail marketing ainda possui a melhor relação custo benefício. O que você investe para atingir um determinado úmero de pessoas com e-mail marketing ão se compara ao que investiria para contatá-los de outra forma. 

É uma ferramenta com potencial para atrair compradores, entregando conteúdo de qualidade. Com ela você pode nutrir leads com informações relevantes, fazer com que percorram a jornada de compras e até convertê-los. 

Uma boa estratégia de e-mail marketing é a oportunidade de trazer tráfego qualificado para seu site. Um público que você mesmo educou e sabe o que quer comprar.

E-mail marketing para concessionárias

A importância da automação

O e-mail marketing é tão usado e possui um custo benefício tão bom devido as ferramentas de automação comercial. Ninguém precisa ficar selecionando e encaminhando e-mail um a um para todos os contatos. As ferramentas já fazem esse trabalho sozinhas.

Agora, automação ão se trata apenas de enviar o mesmo e-mail para toda sua lista de contatos e torcer para que dê resultado. Envolve um trabalho maior, de conhecer seu público e poder segmentá-lo de acordo. Saber qual é o seu interesse e procurar atendê-lo.

Um exemplo é se seu lead entrou em contato porque deseja fazer uma revisão em seu carro. Ele descobriu a oficina de sua concessionária, preencheu um formulário e se cadastrou, deixando claro seu interesse. Se você ão segmentar o conteúdo que ele vai receber, é possível que você comece a mandar promoções de veículos.

“Aqui é uma concessionária, meu objetivo é vender carros! Não é bom que ele receba promoções, talvez ele se interesse e decida trocar seu modelo atual”. Isso dificilmente acontece. O mais provável é, depois do quarto ou quinto e-mail de e-commerce, o usuário parar de abrir, talvez até pedir para sair de sua lista.

Quer dizer que você ão deve mandar material promocional para ele? Pode, mas precisa fazer com muito cuidado, de maneira esporádica. Existem maneiras mais interessantes de fazer começar a interessá-lo em outro veículo. 

E-mail marketing para concessionárias

A integração com o CRM

Um aliado importante na hora de lidar com e-mail marketing é o CRM. Integrar ambos permite que você acompanhe o lead na jornada de compra, e programe os envios que ele vai receber de acordo com seu perfil. Facilita na hora de segmentar, e também permite que você salve nos registros qual foi o material enviado.

Essa integração ajuda bastante ambas ferramentas, e permite que sua concessionária faça um perfil bem mais detalhado desse cliente.

O CRM Syonet e seu e-mail marketing

Se você possui o CRM Syonet vai ver como se integra facilmente com o e-mail marketing. Como a ferramenta de CRM mais completa do mercado, e voltada para o mercado automotivo, fica fácil perceber como ela é pensada para ajudar seu trabalho.

Responsável por todas as etapas do processo de vendas e de pós-vendas também, a ferramenta vai enviar e-mails para os clientes, de acordo com sua segmentação. Se o cliente está procurando um determinado modelo de carro, o CRM vai enviar o e-mail com esse produto. Se é um serviço que ele está atrás, o e-mail vai ser respectivo.

Mas ão é só de promoções que vive o CRM. Como ele é o único no Brasil focado em pós-venda, ele vai encaminhar mensagens avisando sobre revisões programadas e quilometragem também. O objetivo é sempre manter o cliente informado e ão perder esse contato. 

Conheça também o Mailtop, nossa ferramenta de marketing digital para disparos de e-mail marketing. Você consegue personalizar templates responsivos, e enviar para seu público. É uma solução especializada no mercado automotivo.

O e-mail marketing é uma importante ferramenta para sua concessionária. Não perca tempo e comece a usá-la.

 

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades