Seu marketing automotivo é focado em vendas?

Sete dicas para marketing automotivo com foco na venda


Sempre falamos que o mercado automotivo é extremamente competitivo. Você precisa ser capaz de fazer um atendimento rápido e de qualidade para ão ficar para trás. Sua concessionária quer vender mais? Vamos ajudar com essa demanda.

Para isso, vamos apresentar dicas para que você consiga trabalhar com seu marketing automotivo com foco em vendas. Confira:

Dicas para focar nas vendas

Apesar de ser muito maior que isso, um dos mais importantes trabalhos de uma concessionária ainda são as vendas. Quanto mais, melhor e mais rápido você conseguir vender, melhor será seu resultado no final do mês. Mas você sabe como fazer isso?

1- Tenha uma presença digital sólida

Seu marketing automotivo é focado em vendas?

Existem diversas tentativas de golpes financeiros. Portanto, você ão pode deixar sua concessionária sem uma presença digital convincente. Ela é a certeza de que você é quem diz ser, que é mesmo parte de um grupo importante no mercado automotivo.

E o que é essa presença digital? Um site bem feito e funcional, redes sociais bem alimentadas e que respondem rápido quando necessário. Com isso o cliente vai perceber que você ão é mais um golpista, ou uma concessionária que ão é séria. Pode ter certeza que isso faz a diferença.

2- Faça uma captura rápida das oportunidades

Existem diversos leads espalhados por aí, você precisa ser capaz de captá-los e trazê-los para sua concessionária com velocidade, ou seus concorrentes vão fazê-lo. Existem clientes que vão direto no site da marca de carro desejada em busca de seu carro, e esses clientes são espalhados pelas concessionárias. Existem também aqueles que buscam carros em portais web, como iCarros, Mercado Livre, OLX e outros.

Você precisa ser capaz de capturar esses leads porque eles são uma fonte muito fértil de oportunidades. Mais do que isso: quantos mais leads você conseguir capturar no site da montadora e atender, mais você aumenta seu conceito com ela. Com isso você vai receber cada vez mais oportunidades dela, premiando sua capacidade de converter com velocidade. 

3- Faça anúncios em diferentes plataformas

Qualquer coisa que pesquisamos nos retorna uma série de ofertas. Independente de ser em redes sociais, Google ou outro, no final ós somos diariamente impactados com diversas oportunidades de compra. Sua concessionária faz esse trabalho?

O uso de anúncios em diferentes plataformas permite que você consiga impactar clientes ainda em um estágio mais preliminar da jornada de compras. Esse desenvolvimento de campanhas, se bem realizado, pode permitir que você pegue pessoas em estágios ainda embrionários da jornada de compras. A pessoa que quer comprar um carro, talvez ainda ão saiba qual, mas já está olhando. Você vai poder fazer esse trabalho de nutrição e, se tudo der certo, vender e fidelizar essa pessoa. 

4- Trabalhe com um CRM integrado a outras ferramentas

 Seu marketing automotivo é focado em vendas?

O Gestor de Relacionamento com o Cliente funciona como um banco de dados que atua com tanto os clientes como com o seu estoque e produtos. Se você quer informações sobre seu negócio, procure no seu CRM.

Isso é ainda mais importante quando falamos sobre concessionárias. O tamanho desse tipo de negócio, com diversos setores diferentes, necessita deste tipo de organização. Você precisa de uma solução capaz de permitir um rápido uso de seus bancos de dados, para tornar seus processos mais ágeis. E precisa de uma solução capaz de integrar esse banco de dados com outras soluções, como redes sociais, centrais telefônicas, serviços de e-mail marketing, empresas de finanças e outros. Quanto mais plural, melhor.

5- Seu atendimento precisa ser ágil

Como falamos anteriormente, o mercado automotivo é bastante competitivo e você precisa de todos os diferenciais para conseguir vender mais. Um dos luxos que você ão pode se permitir é o de demorar no atendimento. Se você ão responder ao lead com velocidade, seu concorrente vai.

Existem ferramentas que podem ser muito úteis para isso, como robôs programados para oferecer um atendimento automatizado. Existe chatbot, existem envios programados para SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens instantâneas. Quanto mais automatizada for sua comunicação, com gatilhos de conversação em diferentes canais, mais rápido e efetivo será o seu atendimento.

6- Use e-mail marketing para nutrição

Às vezes ele precisa pesquisar melhor, às vezes ele está se convencendo do que ele precisa. Às vezes ele só precisa de um pouco mais de tempo. Para esses casos você precisa seguir nutrindo-o, enviar informações com condições de negócios e outras oportunidades. 

Um dos melhores canais de comunicação para isso é o e-mail marketing. Um dos meios mais baratos e eficazes, ele possui um alto índice de abertura. Acaba sendo uma opção excelente para esse tipo de nutrição que ão é urgente, cujo objetivo é manter o cliente engajado.

7- Satisfação do cliente, tenha um Pós-vendas de sucesso!

Obrigatório para quem planeja ter uma concessionária bem sucedida é a preocupação com a satisfação do cliente. Seu cliente precisa estar sempre satisfeito, com suas necessidades atendidas e fazendo o melhor negócio possível. Acima de vender, satisfazer as demandas do cliente precisa ser o objetivo principal de seus vendedores.

Um pós-vendas de sucesso permite gerar pesquisas de satisfação a partir das notas fiscais de veículos e oficinas emitidas pelo seu DMS. Onde a sua concessionária cria um vínculo com os consumidores e gera contatos com ações futuras, isso tudo a partir das informações coletadas. 

Outro ponto de destaque do pós-vendas de sucesso é a possibilidade de fazer também pesquisas por SMS, e-mail ou WhatsApp. Ter um fluxo de reclamações, onde a sua concessionária registra, acompanha e gerencia todas as reclamações ou sugestões feitas pelos clientes é imprescindível para melhorar seu relacionamento e até mesmo seguir com as exigências das montadoras garantindo pontuação.

Porque se o cliente achar que você está só empurrando um negócio para ele, ele pode assumir a defensiva ou desistir. Agora, se ele se sentir satisfeito e bem atendido, ão só aumentam as chances dele comprar como também dele, com o tempo, ser fidelizado pela sua concessionária. E esse é o objetivo final, a venda e a fidelização.

O CRM Syonet e o foco na venda

Seu marketing automotivo é focado em vendas?

O CRM Syonet é um gestor desenvolvido especialmente para o mercado automotivo, considerando as práticas e o dia a dia de uma concessionária. Seus diversos módulos permitem que ele centralize e integre os diferentes setores, sendo usado desde a recepção até a oficina, showroom e telepeças.

Suas integrações o tornam especialmente atrativo, porque você pode usá-lo para monitorar diferentes ferramentas de um único lugar. Empresas de consórcio e financiamento, de e-mail marketing, aplicativos de mensagens instantâneas e ligações telefônicas. Você pode acompanhar tudo de um só lugar.

INTEGRAÇÕES

Seus filtros e automações fazem com que o Syonet seja uma importante solução para ajudar nas vendas. E sua capacidade de capturar leads em montadoras e portais web e enviá-lo diretamente para o celular dos vendedores torna seu atendimento mais rápido. Sim, uma única solução permite isso tudo. Venha conhecer!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades