A importância da higienização da sua base de clientes

Por que devo higienizar a minha base de clientes?


O conceito de higienizar sua base de clientes pode parecer estranho. Afinal, se um dos principais objetivos, no marketing digital, é conseguir o contato com o cliente — tornando-o um lead — simplesmente “jogar esse contato fora” ão parece ter sentido. Mas é por ser marketing digital moderno que é preciso diferenciar quais são os contatos que são úteis para você e sua concessionária, e quais ão são.

O que é base de clientes?

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é a sua base de clientes. Eles são os contatos que demonstraram interesse em sua concessionária, independente de ser compra de veículos, de peça ou serviço de manutenção. E eles deixaram uma forma de contato com sua empresa, para negócios futuros.

São esses contatos que fazem sua base de clientes. O seu contato, muitas vezes na forma de e-mail, será nutrido através de campanhas de e-mail marketing e outras. Tudo de acordo com a jornada de compra e a sua gestão de leads.

Mas e por que higienizar essa base?

Em primeiro lugar, nem todo contato vira uma negociação. Por diversos motivos, às vezes a venda só empaca. O cliente muda de ideia, compra em outro lugar ou outro motivo. Ele só ão vai até o final da negociação. Isso ão quer dizer que esse contato precisa ser excluído, pois ele pode participar de outra negociação.

A importância da higienização da sua base de clientes

Muitas vezes elas trocam de empresa, ou trocam de e-mail. Com isso, você começa a mandar mensagem para endereços inexistentes. E isso é um problema muito sério.

Sempre que seu servidor manda uma mensagem para um endereço que ão existe, isso afeta a reputação dele. Caso sua reputação comece a cair, é possível que suas mensagens sejam enviadas direto para a caixa de spam de usuários ainda ativos. Ou seja, menos pessoas abrindo suas mensagens, mais oportunidades perdidas.

O principal objetivo da limpeza da base de contatos será sempre melhorar a entregabilidade de suas campanhas de e-mail ou SMS/Whatsapp. Dentro dessa finalidade, existem diversas outras vantagens, como:

A importância da higienização da sua base de clientes

Redução de custos com e-mail marketing e aumento de ROI: Muitas ferramentas de disparo de e-mails cobram com base no tamanho da lista de contatos. Sua empresa pagará mais para enviar e-mails para 50 mil pessoas do que para 5 mil, por exemplo. É por isso que faz sentido limpar a sua lista para economizar no investimento, pois você ão pagará mais ao enviar mensagens a pessoas que ão se envolvem com o que sua empresa tem a dizer, ou mesmo que nem recebem o e-mail. Consequentemente, o aumento do ROI também acontece, pois você terá mais visualizações e cliques.

Aumento das taxas de abertura e cliques de suas campanhas de email e sms marketing: Você manterá em sua lista de contatos apenas aqueles que realmente têm um interesse em seus conteúdos e talvez em seus produtos e serviços. Caso ainda ão pensem em fechar negócio, você pelo menos demonstrou ter alguma entrega que desperte interesse e pode, dessa forma, também informá-los gradualmente sobre os benefícios de seus produtos, resultando na compra efetivamente e diminuindo a taxa de descadastros. 

Redução nas reclamações de spam:

Nenhuma empresa quer que seus e-mail enviados sejam considerados spam, nem por usuários, nem por provedores. Pois caso seu endereço de e-mail caia nesse tipo de filtro, e você se torne indesejável nas caixas de entrada de futuros clientes, reclamações de spam são algo difícil de reverter. É muito mais fácil evitar que isso ocorra e a higienização da base é a melhor maneira, junto com estratégias de frequência de envio.

Como higienizar minha base de clientes?

Portanto, é importante higienizar sua base de clientes periodicamente, para garantir que você envie mensagens apenas para contatos que estejam aptos para receber. Isso protege sua reputação e garante uma boa taxa de e-mails entregues e abertos. 

Conheça os sintomas que você deve cuidar:

Hard bounce

É um endereço que ão existe, basicamente. Ele pode ter sido apagado, seja pelo usuário, seja pela empresa. Pode ter acontecido um erro de digitação, ou a pessoa, por algum motivo, deu um e-mail falso. Não importa a causa, esse contato precisa ser removido, pois são os mais danosos para sua reputação.

Soft bounce

Em caso de soft bounce, a mensagem ão conseguiu ser entregue, apesar do e-mail existir. As causas são variadas, pode ser caixa de mensagens cheia, pode ser serviço indisponível ou outro. Não é um caso para remover o contato, exceto se o problema persistir.

Reclamação de usuário ou caixa de spam

Pode acontecer também do próprio usuário, sem querer mais receber seu material, o coloque na caixa de spam, ou reclame e peça sua remoção da lista de envios. Não insista, remova-o de uma vez. Você ão quer ficar na caixa de spam, isso é péssimo para sua reputação.

Não compre listas de endereços

A importância da higienização da sua base de clientes

Foi uma prática, nos primórdios da internet, comprar longas listas de endereço, com diversos e-mails, sem saber a procedência. Isso vai contra todas as recomendações atuais. Enviar e-mail marketing para listas é pedir para perder toda sua reputação com os servidores.

Conheça o Guardian, o validador de emails e celular 

Com o validador de contatos Guardian, do CRM automotivo mais usado no Brasil, é simples e rápido de você higienizar e organizar sua base de contatos de forma segura e garantida. 

Precisa de mais eficiência na hora de ativar sua base de contatos? Um dos bens mais preciosos de uma empresa é a sua base de contatos, seja ela formada por e-mails ou úmeros de celulares, e é extremamente importante que ambas estejam higienizadas. Entenda como o Guardian ajuda a mantê-la efetiva.

Conheça o Mailtop

Nós, da Syonet, indicamos o Mailtop como ferramenta de disparos de e-mails. O Mailtop é voltado para o mercado automotivo, e possui diversas possibilidades de personalização, seja de seu template, seja das imagens. Com ele vai ser possível segmentar seus e-mails, para atingir apenas aqueles contatos que devem receber seu conteúdo, ainda mais depois de integrado com o CRM Syonet.

Você entendeu a importância da higienização da sua base de clientes? Ela garante sua reputação no servidor, e também que suas taxas de entregues e abertos se mantenha saudável. Hoje o trabalho de e-mail marketing ão envolve mais mandar e-mail para todos, e sim mandar apenas para aqueles que devem e têm interesse em receber.

Veja também

10 ações de Marketing Digital automotivo

Cinco dicas para usar a análise dos dados de vendas para a sua concessionária

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades