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17 de maio de 2021

Cinco dicas para usar a análise dos dados de vendas para a sua concessionária

Confira como a análise de dados pode melhorar os resultados de sua concessionária

Quando falamos em análise de dados para sua concessionária, falamos bem mais do que apenas fazer relatórios. É preciso pensar nos seus resultados, porque eles acontecem e como você pode melhorá-los. É um trabalho muito mais estratégico do que parece.

Por que sua concessionária precisa da análise de dados?

Talvez a maior vantagem do marketing digital em relação ao marketing tradicional é que você pode mensurar tudo

Não é só um anúncio que você publica em um jornal, que vai ou não trazer público até suas lojas. Quando você publica um anúncio em uma rede social, por exemplo, você consegue medir quantas pessoas viram, quantas clicaram e quantas fizeram uma compra a partir deste anúncio. É possível medir quanto você ganhou a partir do investimento.

Confira cinco dicas para melhorar suas vendas com a análise de dados

Para ajudar seu trabalho em análise, confira essas cinco dicas. Seguindo-as, você vai melhorar os resultados de sua concessionária:

1 – Defina seu objetivo

Quando trabalhamos com marketing digital, sempre é importante primeiro definir o que você procura. Você quer analisar dados? Quais dados? Por quê? Começou a anunciar nas redes sociais e procura aumentar suas vendas?

Saber o que você procura é fundamental para uma boa análise

Enquanto relatórios são importantes e desvendar seus dados vai mostrar caminhos a seguir, é sempre importante investigar suas métricas com um objetivo específico.

Vamos dizer que sua concessionária abriu uma loja online, com o Auto Commerce. Você precisa saber os resultados. Dados de veículos mais vendidos, como os usuários chegaram em seu site, quanto tempo levou até a conversão. Saber isso é fundamental para desenvolver boas estratégias. 

2 – Busque ferramentas integradas

Uma das grandes dificuldades, quando trabalhamos com análise de dados, é combinar informações diferentes para criar um padrão. São muitas ferramentas, muitas variáveis. O cliente que veio de e-mail marketing, por exemplo. Você consegue saber disso com uma ferramenta. Mas quantos clientes abriram os e-mails? E quantos e-mails o cliente abriu antes de fazer a compra? Isso você consegue com outra ferramenta.

Até cruzar os dados e criar um relatório que faça sentido, é muito tempo gasto

Tempo que seria melhor aproveitado com outras coisas. Por isso, sempre que possível, integre suas ferramentas de análise de dados. Você vai poder então acessar tudo de apenas uma tela.

3 – Use o CRM para a integração

Sempre falamos da importância de sua concessionária ter um CRM. É um gestor de relacionamento com os clientes, que cria cadastros e integra sua empresa em uma única ferramenta.

O CRM Syonet é o mais completo do mercado. Ele acompanha todo o processo de venda e pós-venda, e também permite que toda sua concessionária seja administrada por uma única ferramenta. 

Você vai poder acompanhar todas as métricas apenas no CRM Syonet. Resultados de sites, e-mail marketing, WhatsApp e outros. Tudo para facilitar sua vida.

4 – Tenha uma ferramenta que te entregue indicadores que façam sentido para sua concessionária

Quando trabalhamos com marketing digital, é sempre importante ter indicadores que sejam condizentes com o que se procura. Por que você está fazendo análise de dados? O que você precisa saber para entender bem esse processo?

Voltando ao exemplo da loja online. Você quer saber como estão as vendas. Para isso, é preciso ver quantos acessos cada produto está recebendo. Quantos acessos o produto precisa ter até acontecer a venda? Todas essas são informações pertinentes, e se você estiver de posse delas, vai ser mais fácil pensar em soluções e melhorias, por isso ter uma plataforma inteligente e focado no mercado automotivo como a Lead Force é a melhor opção.

5 – Conheça melhor seu público

A análise de dados vai fazer você conhecer melhor seu público

Saber o que eles se interessam, que material consomem e qual é a maneira de abordá-los que dá resultado.

Você criou um blog, e só determinados assuntos trazem visitas, enquanto outros não? Os anúncios que você publica, os que mostram o modelo do veículo tem mais resultado que os que mostram só sua  sua logo? Todas essas informações vão ser importantes depois, para quando você for montar uma estratégia.

Para finalizar, desenvolva suas estratégias de marketing digital com base nos resultados

De posse das informações que você adquiriu lendo os dados, você conseguirá criar estratégias muito melhores

Porque você vai saber o que dá certo e o que dá errado com seu público e o seu negócio.

Você descobriu que um determinado tipo de anúncio dá certo. Por exemplo, anúncios no Facebook com a imagem do carro foram os que mais geraram vendas. Significa que você só pode fazer esse tipo? Claro que não, é importante sempre testar para ver outros resultados. Mas o importante é que você já tenha uma ideia clara do que você sabe o que funciona.

Sua concessionária mandou e-mail marketing com um catálogo de veículos, e poucos foram abertos e nenhuma venda surgiu disso? Significa que seu público de e-mail não está interessado em comprar. Mas quando você encaminha conteúdo de seu blog, existe um bom número de cliques? Quer dizer que você precisa apostar mais em disparos de e-mails com conteúdo, e menos com ofertas. Com o tempo, e talvez por outros canais, esse público poderá ser impactado e fazer resultado. Eles devem estar em um ponto ainda inicial da jornada de compra.

A análise de dados e métricas é fundamental se você quer ter sucesso no marketing digital. A partir desse estudo, você vai encontrar as soluções para melhorar o trabalho de sua concessionária, seus processos e resultados.

CRM Syonet, o mais completo acelerador de vendas