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5 de julho de 2021

Gestão de Leads Web, sua concessionária faz corretamente?

O que é gestão de leads para concessionárias?

O objetivo de toda concessionária é vender, seja veículos, seja serviços. Quando se trata de vender através da web, é ainda mais complexo. Não basta você ficar esperando que o usuário entre em seu site. Você precisa ter estratégias bem definidas, seja como atrair, seja como fazer a gestão de seus leads. 

Mas por que a gestão de leads web é tão importante para que sua concessionária consiga atingir seus resultados? Por que ela é uma etapa fundamental na sua estratégia de marketing online. Entenda.

O que é o lead?

Lead é todo usuário que, por algum motivo, ofereceu seus dados a uma empresa

Ele se inscreveu em uma newsletter, ele decidiu baixar um ebook, ele preencheu um formulário de contato. O que importa é que ele, ativamente, deu informações de contato para sua concessionária.

Se tornar um lead é considerado uma etapa da jornada de compra porque é um usuário que, de livre e espontânea vontade, deu seu contato (geralmente, e-mail marketing). Significa que ele confia em sua concessionária e tem interesse no que você tem a dizer.

O que é gestão de leads?

Realizar a gestão de leads é administrar esses contatos adquiridos. Seguindo o funil de vendas, ele se concentra em captar, qualificar, nutrir e converter as oportunidades que surgem. 

Seu objetivo, segundo o inbound marketing, é se apresentar como uma autoridade e ganhar o respeito e a confiança do lead. Com isso, ele estará mais disposto a comprar de sua empresa. Porque confiança é tudo na hora de vender, especialmente se a pessoa não achar que você está empurrando algo para ela.

Como fazer a gestão de leads?

Confira aqui cinco passos para fazer uma gestão de leads em sua concessionária:

1- Segmentação

O primeiro passo para que a gestão de leads de sua concessionária seja correta é entender que os leads não são iguais. Enquanto uma pessoa busca um veículo novo, outra pode querer apenas um serviço. Tratar eles como se fossem iguais e enviar o mesmo material é um erro que você não pode cometer.

2- Nutrição

Trabalhar na nutrição de leads correta é um dos principais pontos da sua gestão de leads. Enviar conteúdo, e o conteúdo que esteja de acordo com os interesses dele, é fundamental para converter esse lead depois.

É preciso enviar conteúdo específico para cada segmento

Se o usuário buscou compra de veículos, é preciso enviar material condizente. Caso ele busque peças e acessórios, idem. Esse conteúdo de qualidade vai prender a atenção do usuário, seguindo o objetivo dele ver a sua concessionária como autoridade e referência no mercado.

3- Conteúdo relevante

Como seu objetivo precisa ser nutrir e informar o lead, a criação de conteúdo de qualidade é fundamental. Postagens de blog, vídeos, artes, e-mail marketing. Sua concessionária precisa criar material para atrair e informar possíveis leads e oportunidades. Esse é o primeiro passo para se tornar uma autoridade.

4- Qualifique o lead

Você já captou, já nutriu o lead, agora é a hora de qualificá-lo. Identifique quais dos seus contatos estão prontos para avançar na jornada de compra. Entre em contato e verifique os dados e interesses dessa oportunidade. Você vai ter em mãos um contato muito mais sólido, que vai estar preparado para ser impactado por campanhas de vendas.

5- Recupere oportunidades

Às vezes as coisas não saem como esperado, e o lead não avança na jornada, ou só perde o interesse. Significa que você deve deletá-lo de seu banco de dados, esquecer sua existência? Negativo, é preciso buscar formas de resgatar esse lead.

Pode parecer perda de tempo, mas recuperar um lead é bem mais barato do que trazer um novo

O mesmo vale para antigos clientes. Fazer com que alguém que já comprou de você compre de novo é mais fácil e barato que conseguir um novo cliente.

A importância do CRM na gestão de leads

Um CRM de qualidade é uma ferramenta imprescindível na hora de fazer uma gestão de leads. Como gestor de relacionamento com o cliente, que possui todos os dados em um único lugar, ele se torna uma peça-chave em todas suas estratégias envolvendo leads.

O CRM Syonet na sua gestão de leads

O CRM Syonet possui diversas funcionalidades para fazer você alcançar importantes resultados com a gestão de leads. Ele possui um banco de dados, que reúne todos os dados cadastrais e interações dos clientes, facilitando a criação de um perfil e uma melhor segmentação.

Só com o CRM Syonet você consegue:

  • Integração com os leads das montadoras;
  • Central de leads automatizada;
  • Distribuição inteligente e programável de leads;
  • Integração com todos os portais web;
  • Criação de fluxos automáticos na gestão de leads.

Outro diferencial do CRM Syonet é sua alta capacidade de automação. Graças a ele, é possível criar diversos eventos, facilitando a gestão e a nutrição de leads. O sistema é programado para acompanhar os leads na jornada de compra, com gatilhos para enviar materiais e até mesmo acionar a equipe de vendedores, caso o lead já esteja pronto para abordagem. 

Automatize a captura e distribuição dos Leads para a equipe comercial. Organize a rotina comercial desde a prospecção até o fechamento da proposta, englobando todo o circuito da venda. O Syonet conta com alertas automáticos para não perder o Lead de vista durante o processo de fechamento do negócio. Tome decisões estratégicas em tempo real, acompanhando o desempenho da equipe e das ações de marketing digital.

O CRM Syonet é o CRM automotivo mais completo do Brasil, que acompanha o lead em todo o processo de venda e pós-venda. Ele integra todos os setores de sua concessionária em um único software, responsável por todo o funcionamento.