Sete dicas de e-mail marketing para a Black Friday

Sete dicas de e-mail marketing para a Black Friday


O e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais usados no mundo. Todo mundo tem um e-mail, que checa regularmente. Nesse período de Black Friday, onde o úmero de vendas aumenta, é ainda mais importante estar preparado e saber usar esse canal para ter sucesso.

Claro que ão basta mandar alguns e-mails e achar que as vendas vão acontecer. O e-mail marketing precisa estar inserido em um contexto maior, em uma estratégia de marketing digital completa, capaz de usar diferentes canais de comunicação para nutrir, impactar e converter os leads. Ainda assim, pela sua relação custo x benefício e pelo úmero de aberturas, toda estratégia de marketing precisa trabalhar com o disparo de e-mails.

Dicas para e-mail na Black Friday

Confira sete dicas para melhorar seus resultados com o e-mail marketing no período da Black Friday.

1- Planeje sua campanha com antecedência

Já falamos que ão se trata apenas de e-mail marketing. O trabalho de sua concessionária, durante a Black Friday, precisa ser bem maior e complexo. Não basta acreditar que criar uma landing page e um template para enviar para todos os seus contatos vai gerar os resultados esperados. É preciso muito mais do que isso. 

Por isso, a Black Friday ão pode começar em novembro, ou mesmo em outubro. São necessários meses de planejamento e estudo de dados para saber qual é a melhor estratégia. Sempre tome sua decisão baseado nos dados disponíveis, eles vão fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. 

2- Trabalhe com envios segmentados

Quando trabalhamos com envio de material, quanto mais específico ele for, quanto mais ele se encaixar com os interesses daquele contato, maiores as chances de fechar negócio. Em uma Black Friday, em que todos estão recebendo muitas ofertas dos mais variados assuntos, como chamar a atenção dos leads?

Você precisa segmentar sua base de contatos. Precisa dividir quem vai receber quais templates específicos pelos seus interesses. Comprar um carro novo? Trocar o atual por um novo (chegou a hora da troca, ou talvez a família cresceu)? Chamar para os serviços periódicos? Não importa, o que importa é que a pessoa receba o material que faz sentido para ela.

3- Escolha um assunto impactante

A primeira coisa que todos lêem, antes mesmo de abrir o e-mail, é o seu assunto. É aqui que você conquista a atenção da pessoa que quer impactar. Com um úmero restrito de caracteres é preciso encontrar maneiras de conquistar o seu público.

Como fazer isso? Fazendo testes e analisando os dados. Verifique como foram suas mensagens, quais obtiveram mais abertura, e veja como foi escrito o assunto delas. Depende muito de público-alvo para público-alvo. Alguns preferem assuntos explicativos mais diretos, enquanto outros são atraídos por perguntas, ou mesmo uma linguagem mais coloquial.

4- Seu envio precisa ser temático

Pode parecer bobagem, mas é parte do próprio diferencial da data. As pessoas estão suscetíveis a comprar mais, a acreditar que os preços vão sim ser mais baixos que o normal. Mesmo com a “Black Fraude” que foi falada no início, hoje as pessoas ainda esperam descontos significativos.

Trabalhe o template de seu e-mail com a temática da data. Deixe claro que as ofertas são específicas do período em questão. Se seu público começar a receber e-mails achando que são só “mais uma promoção”, sua campanha vai ter menos impacto.

5- Crie uma sensação de urgência em seu conteúdo

Quando o usuário começar a ler seu conteúdo, precisa estar bem claro que aquelas ofertas tem prazo. Quando terminar o período, ele vai perder a oportunidade de fazer as compras. Esse senso de urgência é um gatilho importante, que precisa ficar em evidência.

6- Use uma estratégia pós-Black Friday

Ok, a Black Friday chegou e passou. E agora? Volta tudo como era antes. Os contatos capturados no período, que ão fecharam, vão ser tratados como leads qualquer, que precisam ser qualificados? Isso ão parece muito pouco para você?

Desenvolva estratégias específicas para os leads que chegaram na Black Friday. São pessoas que podem ão ter comprado em outro lugar, e ainda tem uma demanda pelo veículo novo, ou serviço. Não descarte esses contatos muito cedo, siga trabalhando em sua nutrição, ofereça condições especiais para que eles fechem. 

7- Faça testes e registre tudo

Uma das virtudes do marketing digital é sua capacidade de ter registrado tudo que acontece. Sua ferramenta de marketing digital é capaz de oferecer dashboards com indicadores de performance bem claros? Então sua concessionária precisa usar esses indicadores para tomar decisões.

Depois da Black Friday, observe esses dados e veja quais estratégias funcionaram e quais ão funcionaram. Porque com esses indicadores você conseguirá saber como o seu público se comporta, o que dá resultado e deve ser repetido, e o que é melhor evitar. Pode parecer bobagem, mas de posse desses dados, as chances de suas campanhas futuras serem mais bem sucedidas aumentam.

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