Você usa o WhatsApp em sua concessionária?

Cinco melhores práticas para usar com WhatsApp Business


A capacidade de comunicação é fundamental para que o relacionamento com os clientes funcione. É preciso ter um canal de comunicação aberto, capaz de nutrir com informações e responder dúvidas com velocidade. Para que esse canal esteja aberto, ele precisa ter estar ao alcance de todos. Por isso sua concessionária precisa estar no WhatsApp!

O aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo e no Brasil, o WhatsApp é presença quase obrigatória em qualquer celular. Sua capacidade de enviar áudio, arquivos e fotos, bem como de fazer ligações pela internet, o tornou um favorito pelo grande público. Sua concessionária ão pode ficar de fora.

Como usar o WhatsApp em sua concessionária

Não basta ter acesso ao aplicativo, você precisa também saber como usá-lo para atingir suas metas. Confira nossas cinco dicas para o usar melhor o WhatsApp:

Você usa o WhatsApp em sua concessionária?

1- Você precisa de uma estratégia de vendas

 

Esse canal de comunicação é muito importante para sua concessionária, só que ão adianta adquirir uma ferramenta e ão estar preparado para ela. Como é que vai ser o atendimento? Quem vai ser o responsável por atender os clientes? Tudo isso precisa estar claro antes de você começar a disponibilizar o úmero de contato.

2- Não deixe o cliente esperando

Você usa o WhatsApp em sua concessionária?

Com uma estratégia de como vão ser realizados os contatos via WhatsApp, é preciso também pensar em formas de ão deixar o cliente muito tempo parado. A gestão precisa estar sempre atenta no tempo médio de espera, porque a cada minuto que passa o cliente ou perde interesse ou é contatado pela concorrência.

3- Tenha um processo de atendimento claro

Se você tem uma equipe com mais de um atendente, é preciso que exista uma fila clara, uma ordem de atendimento que eles precisam seguir para atender o lead. Não dá para um vendedor ficar esperando o outro entrar em contato.

4- Use automações e ganhe tempo

Caso seja possível, você precisa tornar o atendimento o mais automático possível. Desde robôs para que a conversa seja mais rápida até como organizar a fila dos vendedores, a automação tira esse peso da sua equipe, permitindo que eles se concentrem na venda.

5- Integração com o CRM é obrigatório

Você usa o WhatsApp em sua concessionária?

Uma concessionária, hoje em dia, precisa de um CRM. E precisa que esse CRM esteja integrado em todas as outras ferramentas que você usar, para permitir que fique tudo registrado e todas as métricas estejam disponíveis para os relatórios. O WhatsApp é só um exemplo.

6- Tenha um úmero homologado

O úmero de telefone que você usa no WhatsApp é sempre o úmero do seu celular, por isso ele é limitado a um aplicativo por celular. Essa limitação ficou aparente nas grandes empresas, que precisavam de diversas pessoas usando o aplicativo, e ão seria possível que todos usassem o mesmo aparelho. Também ão seria indicado eles usarem cada um seu telefone pessoal, já que a empresa ão teria controle sobre o que é dito.

Você precisa de uma maneira de ão só permitir que todos em sua concessionária usem o mesmo úmero, que pode também ser o úmero fixo que você anuncia, como também permitir que todos os colaboradores usem ao mesmo tempo. A API do WhatsApp oferece isso, bem como armazenar todos os registros. 

Confira também

Dez práticas em WhatsApp Business para utilizar na sua concessionária

A importância do WhatsApp Business para sua concessionária

O aplicativo do WhatsApp ão é bom para as empresas

O fato de cada celular precisar ter o seu próprio aplicativo e que as informações ficam registradas nele e só tornam o WhatsApp um aplicativo que ão funciona muito bem para empresas e comércios. Pesa muito o fato de que, se você tem uma equipe de vendedores, cada um vai ter controle total do que falam com os clientes.

Mesmo o WhatsApp Business, desenvolvido posteriormente para ser o braço empresarial do aplicativo, apresentou os mesmos problemas. Não adiantava a empresa ter o Business, ela ainda sim ficava presa a um único aparelho. 

A API do WhatsApp Business

Tenha o controle total das suas conversas

Para entregar uma solução adaptada à realidade das concessionárias, a Syonet desenvolveu uma API no WhatsApp Business. Ela é integrada com o CRM Syonet e permite que, ao invés de um celular com um úmero de telefone único para cada vendedor, você use o telefone fixo de sua loja, e todos os vendedores vão poder conversar com clientes ao mesmo tempo.

Todas as conversas realizadas, que podem ser feitas tanto através de computadores de mesa quanto do aplicativo da Syonet, ficam registradas no CRM. Você pode usar fluxos de conversa, que respondem às principais perguntas, e fazem com que o funcionário só precise intervir durante os momentos de necessidade.

Principais funcionalidades presente na solução

Envie fotos, áudios e arquivos: Além do histórico de texto, você poderá enviar e receber imagens, áudios e documentos, facilitando a conversa com toda a transparência e segurança que o WhatsApp dispõe.

Integração com o App de Vendas Syonet: Você tem acesso a dados, informações e detalhes do cliente que foram registrados na oportunidade através do aplicativo de vendas do CRM automotivo mais usado do Brasil.

Fluxo de Robô de agendamento: O Robô é totalmente configurável, podendo direcionar o cliente ao departamento desejado, gerando eventos caso o cliente ão tenha algum em aberto, se houver, o contato é direcionado ao usuário que está com o evento.

Disparo de Campanha Ativas: Somado ao potente módulo de campanhas do CRM Syonet, com todos os critérios da sua concessionária, você poderá também fazer outras campanhas interativas, as mensagens serão enviadas aos clientes específicos através da definição de diversos tipos de regras e formatos de comunicação, sendo para vendas, lembretes, confirmação de agendamento ou qualquer outra forma que você deseje.

Envio de pesquisas de satisfação: Envie pesquisas automáticas aos clientes, integrando as respostas a um evento no CRM e notificando os gestores sobre os indicadores e tudo isso registrado no histórico do seu cliente.

Conheça o WhatsApp Business!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades