Sua concessionária está fechando os negócios que aparecem? Veja aqui algumas dicas que vão ajudar!

10 táticas de fechamento de negócio


Vendas são processos. Muito mais que um dom ou habilidade inata, a arte de vender é composta principalmente por conhecer a oportunidade e seu produto, e estar preparado para as eventuais objeções. É mais fácil do que aparenta, se você está seguindo um roteiro bem pensado. E todo roteiro tem táticas para fechar negócio.

Sim, tudo que o vendedor precisa está no roteiro de vendas, ou, pelo menos, deveria estar. É ali que você vai encontrar as etapas do processo, as informações que precisa passar para a oportunidade e como agir em cada situação. Significa que ão existe espaço para improvisação? Existe, é claro. Mas a improvisação precisa ser um toque a mais, ão todo o processo.

Táticas para fechar negócios

Caso você ainda esteja com dificuldades, ós vamos ajudar você com esse trabalho. Vamos falar aqui dez táticas para que você consiga fechar seus negócios. Confira: 

1- Ajude o cliente

Sua concessionária está fechando os negócios que aparecem? Veja aqui algumas dicas que vão ajudar!

Esqueça aquela época que o objetivo de todo vendedor era vender o produto mais caro para o cliente, e depois que o cliente que lidasse com sua nova compra. O plano era sempre empurrar, e como o cliente ão tinha muito conhecimento sobre o que estava comprando, ele iria acabar aceitando.

Hoje o cenário mudou. Suas oportunidades tem muito mais informações à disposição, e ao alcance das suas mãos. Se o cliente está realmente interessado com algo, ele vai pesquisar. Seu trabalho é muito mais responder dúvidas do que realmente apresentar o produto, seja ele um veículo ou serviço. Ao invés de empurrar um carro mais caro, procure saber o que o cliente precisa. Isso vai ser o início de uma relação de confiança.

2- Venda benefício, ão característica

O cliente tem no seu celular todas as informações que precisa. O papel do vendedor ão é ficar lendo ficha técnica e sim apresentar o valor daquilo que ele quer vender. Sabe o que falamos sobre ajudar o cliente? Também é válido aqui.

Apresente os benefícios do que você quer vender. Mostre para a oportunidade porque ele precisa do seu produto, quais os benefícios que ele vai encontrar ao fechar negócio. Ele viaja bastante e precisa de um carro econômico? Explique como funciona o consumo desse modelo. Ajude o cliente e ele vai respeitar você, ão vai antagonizá-lo e achar que você só quer vender.

3- Ofereça soluções verdadeiras

De novo, para que o negócio seja bem sucedido, você precisa realmente estar preocupado com o problema do seu cliente, oferecer ajuda. Caso você use esse argumento e o cliente sinta-se manipulado, sinta que está sendo guiado em uma determinada direção, ele vai se ressentir. Você vai jogar fora todo o trabalho que havia executado até então. Claro que você vai encaminhar a conversa em alguns momentos, mas precisa fazer isso com cuidado, e sempre tentando resolver o problema dele.

4- Não enrole o cliente

Todo o relacionamento com o cliente tem como base a confiança de ambas as partes. Se você for pego enganando o cliente, pode ter certeza que suas chances de fechamento praticamente acabaram. Existe muita concorrência para que alguém sinta a necessidade de fechar com quem está tentando levar vantagem.

Mesmo que você consiga vender, você acha que vai ter sucesso na fidelização? O cliente ão vai permanecer comprando de você. Restaurar esse relacionamento vai ser um trabalho bem difícil.

5- Demonstre autoridade

Já que falamos sobre como você quer ajudar o seu cliente a resolver seu problema, você pode usar sua autoridade para isso. Não importa o quanto o cliente tenha pesquisado, você é quem domina o assunto. Dê sugestões, apresente ideias e opções para resolver o problema do cliente. Seja cuidadoso para que ele ão se sinta guiado, mas mostre que é você quem é o especialista.

6- Sempre saiba qual é o prazo

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Você precisa trabalhar com um prazo claro, e o cliente precisa saber disso. Trabalhe com gatilhos de urgência, faça com que a oportunidade perceba que, caso ele ão faça algo logo, sua dor vai continuar. Isso ão é o mesmo que apressar o cliente, mas fazer ele entender que o que ele procura ão vai estar disponível sempre ou, pelo menos, no valor que ele deseja.

7- Condução

Enquanto enganar e manipular o cliente é errado, como falamos anteriormente, isso ão quer dizer que você ão pode ter um processo de venda. Você deve tentar fazer a negociação fluir, fazendo perguntas para saber mais sobre a situação e direcionando o cliente para a venda. 

“E quanto você estaria disposto a pagar?”, “para quando você precisa?”, esse tipo de pergunta é feita para, enquanto você movimenta a negociação para frente, você também colhe informações importantes para conhecer melhor o cliente e suas necessidades.

8- Fale sobre benefícios e ão características

Uma boa tática de convencimento é saber se o produto funcionou bem com outras pessoas também. Algum cliente comentou algo sobre um veículo que comprou recentemente, ou você ouviu algum causo que vai ajudar a vender? Não hesite em falar. Parte de sua autoridade vem também desse tipo de conhecimento. Mostre que está informado, acompanhando o mercado automotivo e suas opções. Não perca tempo listando características, você só vai cansar o cliente. Ele tem acesso a tudo isso na internet. Envie o link, caso ele demonstre interesse.

9- Foque no desenvolvimento do relacionamento

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Toda sua jornada de venda precisa estar preparada para a manutenção de um relacionamento com o cliente, forjado na confiança e sucesso de ambos. Você quer que essa oportunidade seja finalizada pela sua concessionária, que ela volte para prestar reparos e depois faça a troca de veículo. Todo seu trabalho tem que ter isso bem claro.

10- Use um CRM especializado

Usando um CRM, um gestor de relacionamento com o cliente, você terá acesso a informações para facilitar sua venda. Dados cadastrais. Histórico de interações. Graças a interações com empresas de crédito, até as condições financeiras. Você vai ter tudo ali, quanto mais informações você tiver, melhor.

Para as concessionárias o melhor é o CRM Syonet, que foi desenvolvido especialmente para esse tipo de empresa, obedecendo sua regra de negócio. Os vendedores vão poder usar o aplicativo de celular para receber as oportunidades e informações sobre elas, bem como para enviar mensagens. 

Um bom vendedor precisa estar sempre informado sobre os interesses do seu cliente e em como ele pode ajudá-lo. O fechamento de negócios se torna então questão de tempo e trabalho.

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Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
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