Dicas para melhorar o marketing digital da sua concessionária

10 ações de Marketing Digital automotivo


Quando falamos em marketing digital automotivo, falamos de um cenário competitivo e em constante evolução. Para se manter à frente, é preciso ter uma boa estratégia, conhecimento técnico, ferramentas que façam a diferença e uma assistência capacitada. Sim, é mais fácil falar o que fazer.

Para ajudar a melhorar seus resultados, oferecemos dez sugestões para melhorar seus resultados, com um trabalho correto e que vai fortalecer a marca de sua concessionária e o posicionamento perante seus concorrentes.

1- Contrate um CRM automotivo

O primeiro passo para executar uma boa estratégia de marketing digital é ter um CRM especifico e focado na regra de negócio da sua empresa, que sua vez é um CRM automotivo. Isso é importante porque vai ajudar sua concessionária a gerenciar os leads e contatos adquiridos, organizando sua estrutura. “Arrumar a casa” é fundamental, para que você ão desperdice bons resultados devido a uma má administração. 

2- Conheça inbound marketing

Inbound marketing, ou marketing de atração, é um conceito usado por muitos no marketing digital. Consiste em fazer com que o usuário se interesse por você e pelo seu produto através de seu conteúdo. Ao invés de ir até o usuário, com ações propositivas, você faz com que o usuário descubra o seu material.

Mas por que seguir essa estratégia, e ão o marketing tradicional? Porque o relacionamento resultante com o cliente é completamente diferente. O usuário ão sente que você quer empurrar algo para ele, e sim que você é um especialista no assunto, que está tentando ajudá-lo. Um bom trabalho de inbound marketing gera uma relação de confiança, o que aumenta suas chances de venda.

3- Conheça seu público

Dicas para melhorar o marketing digital da sua concessionária

Estudar seu público, suas preferências é saber como alcançá-lo. Isso vai ajudar a todas as outras etapas deste trabalho.  

4- Trabalhe com seu banco de dados

Utilize os dados e históricos das suas negociações a seu favor. Entenda quando deve e como deve impactar com um SMS, e-mail marketing e ligação com cada cliente. O CRM é o seu melhor aliado nisso, com dados específicos você sabe de quanto em quanto tempo o seu cliente troca de carro, faz revisões, atualiza a frota e diversas outras ações. Deixamos claro que só um CRM específico é capaz de entregar esses dados com exatidão e coerência. O CRM Sonet por sua vez faz isso.

Através do gerador de negócio do Syonet você consegue prever os clientes que passaram pelo seu showroom, realizaram um Test-Drive e por algum motivo ão fecharam negócio, muitas vezes ações imediatas e automatizadas presentes no CRM podem converter essa situação ou até mesmo para que futuramente o aquecimento de negócio funcione corretamente. o CRM Syonet contempla mais de 180 filtros automáticos para engajar e converter ações de vendas e pós-vendas para a sua concessionária.

5- Use redes sociais

Dicas para melhorar o marketing digital da sua concessionária

São um canal de comunicação direto para o seu público. Ter um planejamento claro de como se comunicar, o que postar e quando postar é imprescindível. Responder dúvidas e incentivar a comunicação é outro ponto importante.

Redes sociais ão são um balcão, ou um mural de anúncios. Se você só ficar postando ofertas e produtos, seu público vai parar de acompanhar bem rápido. É preciso postar conteúdo, algo para engajar o público.  

Sabendo que suas redes sociais são um canal de comunicação direto para com sua concessionária, os usuários vão conhecer e acompanhá-las com mais atenção. 

6- Automatize seus processos

Reduzir a quantidade de trabalho humano é importante para garantir que os erros ão aconteçam. Caso sua equipe precise lidar com todas as oportunidades, avaliar quais são os conteúdos e gerenciar o relacionamento com os clientes, ela vai ficar sobrecarregada. E o trabalho ão vai ser o ideal.

Quanto mais demandas você conseguir automatizar, quanto mais trabalho for feito por um computador, mais segurança você terá em um trabalho bem feito. 

A Central de Leads da Syonet permite que você crie fluxos automatizados para seus leads. Isso permite uma gestão mais ágil, com você e sua equipe perdendo menos tempo na organização.

7- Faça campanhas de e-mail marketing

O e-mail ainda é a comunicação com melhor custo-benefício no marketing digital. É peça-chave em diversas estratégias. E se bem usado, pode engajar, reengajar, nutrir e até mesmo converter diversas oportunidades.

Combinada com uma segmentação de público, você poderá direcionar o melhor conteúdo para o usuário correto. Tudo de acordo com a estratégia de e-mail marketing para educar e qualificar suas oportunidades, até que se sintam confiantes para fazer a compra.

Dicas para melhorar o marketing digital da sua concessionária

Criar conteúdo de qualidade é fundamental para que suas estratégias funcionem. Seja no inbound marketing, seja em outras.

Mas ão se esqueça: conteúdo ão é só texto, ão é só postagem de blog e redirecionamento de emails marketing do conteúdo. Pode ser uma promoção sazonal, lembrete de serviços, impactação de aniversariantes e outras formas de relacionamento com cliente através de emails. O importante é fazer com que a sua concessionária esteja presente em diversas pontas para o seu cliente e ão só em vendas, mas também dicas e relacionamento. 

A Syonet recomenda o Mailtop, uma ferramenta de marketing digital responsável em disparos de e-mail marketing. Ela é especializada no mercado automotivo, e possui templates responsivos e uma grande variedade no seu banco de imagens, tudo para personalizar seus envios. Clique no link e confira!

8- Higienize seus contatos

Parte do processo para bons resultados no marketing digital é um controle sobre seus cadastros. Verificar se os cadastros estão corretos, se as informações estão atualizadas, é fundamental para alcançar os resultados desejados. Ficar perdendo tempo com cadastros incorretos só vai gerar custos e outros problemas.

Portanto, sempre mantenha seus cadastros atualizados. Faça uma higienização periódica, para garantir os resultados.

A Syonet possui uma ferramenta de higienização de banco de contatos: o Guardian. Ele é um validados de telefones e e-mails, que pode facilitar em muito a sua vida na hora de revisar sua base de dados.

9- Revitalize seus clientes

Agora, ão é porque um usuário deixou de interagir, que o lead esfriou, que você deve se desfazer dele. Seu objetivo, nesse caso, precisa ser recuperar, resgatar essa oportunidade. Entender o que aconteceu e porque ele ão está mais engajado.

Depois, é preciso trabalhar em estratégias para que ele volte a ser uma oportunidade. Mesmo que ele tenha comprado o veículo em outro lugar, por exemplo, é importante seguir apostando em manter esse cliente próximo. Nem que seja para o próximo passo.

10- Dedique uma atenção especial ao pós-venda

 

O pós-venda facilita na retenção e fidelização de clientes, garante o fluxo de caixa de sua concessionária e permite um relacionamento a longo prazo. 

Isso significa que você ão deve abandonar o lead depois da venda. Não é porque o cliente comprou um veículo que você deve esquecer. É importante seguir mandando conteúdo, seguir interagindo com ele. Quando chegar o momento de revisão, ou de uma nova compra, ele vai pensar primeiro em sua concessionária. Por isso, o fluxo de clientes — e de caixa — segue mantido.

O CRM Syonet

Usando ele, você consegue cumprir diversos ou todos esses 10  passos. Ele ajuda sua concessionária a entender seu público, ajuda na automação de processos, na higienização e revitalização dos clientes. Com uma ferramenta de disparos de e-mails integrada, também é possível coordenar melhor suas campanhas de e-mail marketing.

O CRM Syonet é a solução mais indicada para tornar sua concessionária ainda mais organizada, integrada e competitiva. Pode ajudar em todas as suas estratégias de marketing digital. Agende uma conversa e venha saber mais!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades