Whatsapp nos negócios:  por que você deve usar?

Whatsapp nos negócios: por que você deve usar?


Conhece alguém que ão utiliza o Whatsapp hoje em dia? Se a resposta for sim, você está entre a minoria da população brasileira. O aplicativo de mensagens gratuitas é um dos mais populares, e assumiu a liderança do ranking de apps mais usados do mundo em celulares Android e iPhone, ultrapassando o Facebook, segundo dados da empresa de análise de mercado App Annie. O mesmo aconteceu em países como Índia, Inglaterra, Suíça, Espanha, Holanda e Alemanha. Isso mostra o quão popular o app é, além de ser uma grande oportunidade de mercado.

Ainda, a pesquisa do Hootsuite em parceria com a agência We are Social, chamada “A situação global do digital em 2018 - Da Argentina à Zâmbia”, mostra um panorama geral do consumo digital e das tendências de internet, social media e mobile ao redor do mundo. Na primeira imagem, já podemos perceber que o Whatsapp, representado na cor verde, é o principal aplicativo de mensagens em diversos países, inclusive no Brasil.

Principais apps de mensagem por país:

E por que sua empresa deveria sair na frente e utilizar o Whatsapp como estratégia de negócios para atingir mais clientes e estreitar os laços com os atuais? Simplesmente porque é onde as pessoas estão, além de ser uma ferramenta que pode ser gerenciada e automatizada para que você atinja mais possíveis clientes e consiga acompanhar os seus atendimentos, estreitando o relacionamento com os clientes.

A ferramenta ainda entrega rapidez no diálogo, envio de arquivos como imagens e documentos, guarda o histórico de conversas e aumenta a probabilidade de o cliente ver a sua mensagem, pois ela estará em uma ambiente digital que ele usa o tempo todo para falar com  os seus contatos.

Mas como a sua abordagem será comercial e de negócios, entra a necessidade de formalizar esse contato para passar credibilidade. As ferramentas de gestão de vendas pelo Whatsapp são uma boa opção para acompanhar as ações desenvolvidas no aplicativo.

O Whatsapp é uma ferramenta que permite um formato de comunicação simples e direta, que também pode oferecer um controle mais organizado das conversas. Melhorar o atendimento ão é o mesmo que perder a informalidade e proximidade com seus clientes. É possível ter um horário de funcionamento e dificilmente deixar um cliente sem resposta e continuar engajando os consumidores. Ao controlar a gestão das ações de Whatsapp, a empresa poupa tempo e torna a comunicação mais efetiva.

5 Dicas para vender pelo Whatsapp

Agora que você está familiarizado com os benefícios de usar o Whatsapp como ferramenta de negócios, confira nossas dicas de como utilizá-lo da melhor forma possível.

1 - Envie mensagens personalizadas

O aplicativo é utilizado para pessoas conversarem com pessoas, portanto, tente personalizar ao máximo as suas mensagens, colocando o primeiro nome do cliente no início da mensagem, por exemplo. Para facilitar esse tipo de ação, o melhor caminho pode ser contratar uma ferramenta de gestão que possibilita que você segmente as listas de contato, para que também os interesses de conteúdo sejam diferenciados.

Nem todo mundo se interessa pelo mesmo aspecto do seu negócio.

Ao mesmo tempo, é necessário evitar o pior pesadelo para o marketing: tornar-se um spam! Planeje bem suas comunicações, assim você consegue manter um fluxo de mensagens sem lotar o whatsapp do cliente com propagandas.

2 - Divulgue seu úmero e organize os seus contatos

Se for enviar mensagens em massa, a recomendação é utilizar as listas de transmissão, e ão os grupos. Grupos acabam sendo íntimos demais, pois permitem que todos os membros vejam os contatos uns dos outros, o que pode trazer um aspecto negativo e afastar o seu cliente.  

Em grupos, você também ão consegue controlar as respostas dos clientes à sua mensagem, o que pode acabar virando uma bagunça e até pode deixar alguns dos contatos desconfortáveis.

Já a lista de transmissão, que permite a inclusão de até 256 contatos, envia uma mesma mensagem para diversos úmeros diferentes individualmente.  Quando alguém responder, você pode continuar o atendimento de forma individual, dando continuidade ao contato de forma personalizada.

Porém, para que a lista funcione, os contatos devem ter o seu úmero salvo na agenda. Por isso, é importante divulgar o úmero e convidar os clientes e interessados a salvar o whatsapp da empresa.

3 - Ofereça conteúdo rico

Para se destacar no mar de empresas que utilizam o whatsapp para vendas, é preciso ter o cuidado de ão enviar apenas propaganda para os seus contatos. Ao oferecer conteúdo de qualidade e do interesse do seu público você mostra que também entrega valor aos seus consumidores.

E os clientes, por sua vez, vão querer continuar mantendo contato com a sua empresa pelo aplicativo. Monte um bom planejamento de conteúdo para a plataforma e estude o seu público para entender os seus interesses (um CRM pode ajudar nisso, ?).

Uma boa opção é, por exemplo, fazer um resumo de uma postagem em seu blog para que o cliente leia mais se houver interesse. Crie diversas listas de transmissão com segmentações por tipos de conteúdos que você pode enviar.

4 - Defina um horário de atendimento, mas responda com rapidez

Algumas empresas preferem realizar o atendimento no app no horário comercial, mas a maioria do público presta mais atenção às mensagens recebidas durante o período da noite. Caso sua empresa ão ofereça atendimento em horários diferenciados, programas de gestão automática auxiliam a manter uma taxa de resposta rápida e eficaz nesse horário, além da programação do envio de mensagens.

Com esse tipo de suporte, é possível agendar respostas pré-definidas, caso seu negócio atenda apenas no horário comercial, ou então gerenciar os horários de trabalho dos atendentes para garantir que o cliente sempre terá uma resposta.

5 - Invista no pós-venda

Após a venda, realize um trabalho para manter o relacionamento com o seu cliente. O Whatsapp é a ferramenta perfeita para isso. Pergunte se ele foi bem atendido, se está satisfeito ou se tem alguma dúvida. O próprio aplicativo favorece o sentimento de um atendimento personalizado, desde que você ão deixe o cliente no limbo.

Gostou das dicas? Se você quer otimizar mais uma canal eficiente de vendas, o Whatsapp é, com certeza, uma ótima opção. Presente nos celulares de milhões de consumidores, é possível aproximar o seu público e atingi-lo com uma comunicação versátil, rápida e de baixo custo.

Já conhece a ferramenta de gestão do Whatsapp Business da Syonet?? Ele oferece funcionalidades como agendamento de contatos futuros, tags para segmentação de contatos, alertas sonoros de recebimento de mensagens, automatização de respostas rápidas, relatórios e históricos de conversas, criação de sorteios e cupons, e muito mais, tudo em uma única plataforma, fácil de usar. Conheça agora mesmo e acelere ainda mais suas vendas!

 



 

 

 

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades