Prospecção de clientes: Dicas para aumentar vendas na sua loja

Prospecção de clientes: Dicas para aumentar vendas na sua loja


Toda concessionária precisa trabalhar com seus clientes. Precisa identificá-los, entrar em contato e criar um vínculo, uma relação. É a partir desta relação que as eventuais vendas vão surgir. Em suma: é preciso fazer a prospecção de clientes.

Ficar esperando que os compradores surjam na sua loja, ou em seu site, é um caminho que provavelmente ão vai trazer resultados. Não os resultados que você precisa para que sua concessionária tenha saúde financeira. É preciso criar alternativas para trazer possíveis clientes até você.

O que é prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é a prática de ações realizadas por vendedores, ou por profissionais de marketing, que tem como objetivo encontrar clientes potenciais. É o trabalho de localizar clientes, identificá-los, descobrir seu contato e começar a interagir.

A partir dessa prospecção que os vendedores vão entrar em contato e começar a negociar. O primeiro passo de toda venda é encontrar o cliente. E para isso, você precisa prospectar.

Por que a prospecção de clientes é importante para sua concessionária?

Mesmo se sua concessionária possui um fluxo de clientes constante, seja nas vendas ou na oficina, ainda assim a prospecção é fundamental. Se você está em uma posição confortável, esperando os clientes chegarem, ão esqueça que seus concorrentes ão estão. Quando você perceber, pode ter perdido diversos clientes. E vai precisar recuperá-los.

Claro que muitos profissionais ão têm interesse em fazer a prospecção. Alguns ão acreditam que isso seja importante, preferem esperar que os clientes venham até eles. Outros só ão foram instruídos e treinados para isso. Isso é uma cultura que precisa mudar em sua concessionária.

Dicas para aumentar suas vendas com a prospecção

Aqui vamos oferecer dicas para que você consiga melhorar sua prospecção de clientes. 

Conheça o seu mercado

 Prospecção de clientes: Dicas para aumentar vendas na sua loja

Quem está interessado em veículos? Quem está comprando? O que eles querem saber? 

Você precisa saber tudo isso. Precisa se informar sempre. Se atualizar de tempos em tempos. O mercado muda, busca novos interesses, novas oportunidades. Todo vendedor precisa saber disso.

Utilize a internet a seu favor

Quase todos usam a internet hoje, e todos os dias. Sua concessionária ão pode ficar de fora disso. Hoje ficar restrito a sua loja apenas reduz seu alcance e diminui seus úmeros.

É preciso usar a internet. Sua concessionária precisa de um domínio, precisa de redes sociais. Precisa usar estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, chatbot e outros. 

A internet é uma ferramenta e uma necessidade. Ela tem muitas opções para ajudar você e seu negócio, mas você já ão pode mais ficar sem ela.

Ofereça soluções aos seus clientes

Prospecção de clientes: Dicas para aumentar vendas na sua loja

Quando um cliente vem até você, ele tem um problema. Mesmo que esse problema seja que ele precisa comprar um carro novo, ele ainda vai precisar de ajuda com isso. E seu trabalho é fazer com que ele consiga resolver essas questões.

Para ajudar seu cliente, uma sugestão é criar conteúdo. Você pode oferecer ajuda através de um blog, de uma newsletter, de um canal no YouTube ou outro veículo de comunicação. 

Use um CRM para monitorar seus leads

Prospecção de clientes: Dicas para aumentar vendas na sua loja

O CRM é um software gerenciador de relacionamento com o cliente, e possui um banco de dados com todas as informações necessárias para fazer uma boa prospecção.

Isso significa que, usando-o, é possível traçar um perfil elaborado de quem são seus clientes,onde eles moram e como eles reagem a diferentes abordagens. Um estudo do perfil dos leads na ferramenta vai ser de grande ajuda nessa hora.

Conheça o CRM Syonet

O CRM Syonet é o mais completo do Brasil, uma ferramenta desenvolvida especialmente para o mercado automotivo. Ele acompanha todas as etapas do processo de vendas e pós-vendas.

Você encontra nessa ferramenta diferentes funções para auxiliar na prospecção. Sua equipe de vendas e marketing tem acesso aos mesmos dados, um cadastro bastante completo do cliente. É possível usar filtros para ajudar na procura, ver a linha do tempo para saber todas as interações realizadas com o mesmo cliente. É bem fácil construir um perfil a partir dos dados recebidos.

Entre as ferramentas oferecidas pela Syonet, você encontra o aplicativo de vendas e pós-vendas. Ele oferece uma série de funcionalidades, como aplicativo calculador de quilômetros percorridos, aplicativo para revisão, agendamento e pesquisa de satisfação. Clique no link para mais informações.

A prospecção de clientes tem tudo para aumentar o úmero de leads em sua concessionária. Adote essa prática e veja seus úmeros subirem!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades