Saiba passos que você pode usar para motivar sua equipe de vendas

Motivação em 5 passos para equipes de vendas


Sempre falamos neste blog que é fundamental a motivação para que os vendedores consigam atingir seus melhores resultados. Como gestor, é sua função encontrar maneiras de manter a motivação no alto. Para ajudar você, ós preparamos esse conteúdo com sete passos para ajudar na motivação.

Passos para motivar sua equipe de vendas

É importante sempre lembrar que motivação ão é algo que você, como gestor de uma concessionária, tenha controle. Existem diversos favores que você pode trabalhar de maneira ativa, dos pontos de vista de administração, financeiro ou outro, mas existem também alguns que você precisa trabalhar de outras formas. 

Basicamente controle o que você pode controlar, e outras questões você vai precisar resolver com conversa e paciência, caso seja esse o caso.

Cinco passos que você pode controlar:

1- Comissionamento atrativo e recompensador

Dinheiro pode ão ser tudo na vida, mas que ele é uma boa ajuda, ele é. Garanta que seus vendedores sejam bem remunerados, principalmente com comissões por boas vendas. Essa é uma estratégia comum, mas que costuma oferecer bons resultados. Além do reconhecimento financeiro, você também oferece uma valorização do seu trabalho. Mostra que o sucesso dele é o da empresa, e vice-versa.

Saiba passos que você pode usar para motivar sua equipe de vendas

Caso você ofereça menos que seus competidores, é abrir uma porta para que seus melhores vendedores troquem de casa. Porque sim, no competitivo mercado automotivo, todos estão sempre atentos aos talentos dos concorrentes.

2- Todos precisam crescer juntos

Todos temos — ou pelo menos deveríamos ter — objetivos claros na carreira. Seus vendedores precisam de um para se sentirem motivados, precisam ser capazes de traçar objetivos. Seu papel, como gestor, é incentivar esses anseios. Faça sua equipe de vendas entender que seu sucesso na concessionária também é o sucesso deles.

3- Treine todo seu time - indiferente do setor

Saiba passos que você pode usar para motivar sua equipe de vendas

Portanto ofereça treinamentos para capacitar seus vendedores cada vez mais. Quando mais treinados eles estão, mais seguros eles vão estar em relação ao roteiro de vendas, 

Essa capacitação é importante ão apenas para sua equipe de vendas. Todos os outros setores da concessionária vão se beneficiar de um treinamento de qualidade. O setor de atendimento, suas call centers e outros. Uma equipe treinada e com roteiro de qualidade vai ajudar todo o seu trabalho.

Ofereça então treinamentos regulares, tanto com novas estratégias quanto reciclagens. Com isso eles vão estar sempre em sua melhor forma, com possibilidade de atingirem seus melhores resultados.

4- Faça reuniões frequentes

Além de criar uma relação com sua equipe de vendas, é importante que você esteja sempre próximo de seus colaboradores. Para isso, a sugestão é fazer reuniões constantes com seu time, sempre passando feedbacks e expondo as situações pelas quais a concessionária vem passando.

Essa vai ser a oportunidade de criar um diálogo aberto, com todos podendo se expressar à vontade. Uma ótima oportunidade para elogiar publicamente quem está fazendo um bom trabalho, recompensando aqueles que estão ajudando no crescimento da concessionária. Ouça bastante quem trabalha para você, e faça com que todos se sintam ouvidos e valorizados.

5- Dê liberdade aos seus vendedores

Para garantir o bom desempenho, é preciso também dar liberdade para seus vendedores. Fazer com que eles consigam criar sua própria rotina, sua agenda. Se eles conseguem atingir os resultados desejados, cumprem o que é solicitado do ponto de vista de agendas, deixe que eles decidam sua rotina, horários e outros pontos. Um vendedor satisfeito com certeza estará mais motivado.

O CRM Syonet para os seus vendedores

A Syonet é uma empresa que possui 18 anos de experiência no mercado automotivo. Contamos, em nossas fileiras, com profissionais que vêm desse mercado, que conhecem o dia-a-dia de uma concessionária, sua regra de negócio, suas práticas e metodologias. Por isso, desenvolvemos nossa principal ferramenta, o CRM Syonet, com o conhecimento do que o concessionário precisa.

Saiba passos que você pode usar para motivar sua equipe de vendas

Para garantir que seus vendedores consigam extrair o máximo de uma solução completa, porém complexa, ós fazemos treinamentos constantes. Oferecemos também suporte para que todos consigam usar o CRM Syonet de maneira correta, aumentando em muito suas chances de vendas. 

Como falamos de liberdade anteriormente, os vendedores podem contar com o aplicativo de vendas e pós-vendas da Syonet. Ele é ligado diretamente ao banco de dados de sua concessionária. As oportunidades vão direto para o celular do vendedor, de acordo com o seu lugar na fila. Tudo de maneira automática. Esse mesmo aplicativo também permite que você atualize, no dispositivo móvel, as informações que vão para o banco de dados, tudo para evitar o retrabalho.

Conheça o CRM Syonet, uma ferramenta capaz de mudar o status de sua concessionária!

Veja também

Conheça nosso aplicativo CIC Mobile

Confira 10 táticas motivacionais para sua equipe de vendas

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades