Funil de vendas para concessionárias, como funciona?

Funil de vendas para concessionárias, como funciona?


Quem atua no setor automotivo, ão pode deixar passar nenhuma oportunidade de venda, afinal, é um mercado competitivo e ão há sucesso se ficar parado. E por isso, é preciso entender sobre o funil de vendas dentro das concessionárias e aproveitar todos os benefícios que ele traz.

Basicamente, o funil de vendas é o que estrutura o processo de venda dentro de uma empresa. Ele considera as interações com o cliente desde o primeiro contato até o fechamento.

Funil de vendas para concessionárias, como funciona?

Acompanhe a jornada do seu cliente

A construção do funil de vendas acontece de acordo com o comportamento de cada cliente, partindo do seu processo de tomada de decisão. A partir dele, é possível direcionar as ações de vendas para a equipe comercial e obter insights valiosos, que futuramente ajudarão nas estratégias que serão seguidas.

Além disso, o funil de vendas possibilita:

  • Maior compreensão sobre quais propagandas é válido investir;
  • O tipo de conteúdo que atrai os clientes certos;
  • A abordagem de venda e linguagem para cada momento da jornada de compra;
  • Tempo de resposta mais rápido para encantar os leads;
  • Controle sobre as oportunidades melhor qualificadas.

Funil de vendas para concessionárias, como funciona?

Confira quais são as etapas do funil de vendas

Para cada modelo de negócio, as etapas do funil são adaptadas. Porém, há um cenário geral que embasa essa construção.

  • Topo do funil: Aqui se encontra a maior parte dos consumidores, é um público amplo e heterogêneo. É necessário despertar o interesse desses consumidores e direcioná-los para a próxima etapa.
  • Meio do funil: Nesta etapa os consumidores já estão considerando as opções e pesquisando qual oferece o melhor custo x benefício. Eles já se deram conta que possuem uma necessidade ou desejo. Por isso, é importante que a sua concessionária seja uma das opções que estão sendo avaliadas.
  • Fundo do funil: Possui um úmero menor de clientes, pois já estão prontos para conversar com o vendedor e já estão decididos com a compra. É fundamental que a experiência seja excelente, isso que determina o sucesso da venda e a fidelização do cliente.

O CRM é um grande aliado do funil de vendas

Para entender essa “aliança”, é preciso compreender que o funil de vendas se baseia na jornada de compra dos clientes. Essa jornada baseia-se em quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

O funil de vendas representa visualmente a jornada de compra do cliente ou do lead. Essa ferramenta divide em etapas todo o caminho percorrido até a conversão. Com o processo comercial redondo e alinhado, as propostas passam pelo funil de vendas, e desta forma, é possível gerenciar esse processo de maneira mais fluida e assertiva.

Sabendo disso, é possível visualizar muito mais o processo dentro da sua concessionária, o que está dando certo e o que ão está. O CRM auxilia nessa visualização, e você consegue compreender quais os melhores caminhos a serem seguidos. 

Funil de vendas para concessionárias, como funciona?

Se você busca um CRM completo, precisa do Syonet!

O CRM Syonet foi pensado para facilitar os processos dentro de uma concessionária, considerando suas dores e necessidades. Por isso, ele acompanha desde a venda até o pós-venda, dando suporte e dados para sua concessionária.

Com o auxílio do Syonet, é viável acompanhar e observar cada estágio dos clientes durante a jornada de compra, facilitando as estratégias que serão traçadas e o que deve ser mudado. E o resultado? Um aumento nas vendas!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades