Sua concessionária usa todo potencial de seu e-mail marketing?

E-mail marketing: como converter, engajar e fidelizar!


O e-mail marketing é um importante canal de comunicação com seus clientes. É um meio fácil e barato de enviar mensagens, que possui também uma alta taxa de abertura. Ele pode ser usado para diferentes estratégias de marketing digital, especialmente para nutrição de leads. 

Sua concessionária usa esse canal? Sabe como usar de maneira eficaz para aumentar suas chances de converter, engajar e fidelizar seus clientes? Neste post vamos ajudar você com isso.

Veja também

7 Boas práticas de e-mail marketing para concessionárias

A importância do e-mail marketing para sua concessionária

 

Pode ser texto, imagem, vídeo, pode conter links. O importante é que a mensagem seja enviada de maneira correta, passando seu objetivo. Ele geralmente é enviado por uma ferramenta de disparo, porque é preciso garantir a qualidade desse envio, bem como ter as métricas necessárias.

Sua concessionária precisa usar esse tipo de comunicação porque é um meio confiável, com um ótimo custo-benefício. E-mail marketing é particularmente efetivo para o envio de mensagens automatizadas e nutrição. Podem se desenvolver fluxos para que esses envios sejam melhores direcionados.

Como converter?

Sua concessionária usa todo potencial de seu e-mail marketing?

Isso ão é tão fácil, você precisa fazer um trabalho competente, e cuidar de alguns aspectos básicos. Confira aqui algumas dicas para ajudar:

1- Use CTAs claras e objetivas

Uma das principais preocupações que você precisa ter com seu e-mail marketing é que as pessoas entendam o que você quer. Você precisa que seu e-mail seja claro, e que mostre exatamente onde ele tem que clicar e o que ele tem que fazer. Para isso sua “call to action" deve estar bem posicionada e ser clara e visível.

Também ão caia no erro de encher seu e-mail de CTAs. Uma única, se bem posicionada, pode ser muito mais efetiva que um e-mail com diversas, que fazem com que o usuário ão saiba onde clicar.

2- Assuntos interessantes

 

O assunto é a primeira coisa que o usuário vê quando tem contato com o seu material. Se você ão conseguir chamar sua atenção, a chance dele sequer abrir é enorme, quanto mais converter. Você precisa usar gatilhos, emoticons, perguntas e outras maneiras para conquistar a atenção do remetente.

3- Cuide da frequência dos envios

Se você ão tem frequência, você ão vai ser lembrado. Não basta fazer seus envios para seus clientes sem nenhuma regularidade. Você precisa ter regularidade, tanto para ão cansar seus clientes com muitos envios, quanto para ão perder inteiramente o contato, com ausência de envio.

Como engajar seus clientes?

Sua concessionária usa todo potencial de seu e-mail marketing?

Você tem sua lista de contatos, quantos deles estão realmente interagindo com seus envios? Quantos deles são realmente efetivos, e quantos são lixo? Veja nossas dicas para um melhor engajamento:

1- Higienize suas listas

Se você quer ter seus contatos engajados, você primeiro precisa enviar para as pessoas certas. Não adianta colocar qualquer contato em sua lista de contatos, e depois reclamar que sua taxa de engajamento está baixa. Você pode estar enviando para quem ão tem o menor interesse de receber seu material. 

 

{nnn

Você vai se espantar com o úmero de contatos que só estão ocupando espaço, muitas vezes sempre retornando com hard ou soft bounce. Exclua esses sem dó. A regra, quando falamos de base de dados, é que qualidade é melhor que quantidade.

2- Segmente suas bases

Depois de higienizada, sua base de dados precisa ser segmentada. Você precisa separar e organizar seus leads, clientes e prospects. Conforme seu CRM for usado, será mais fácil para sua concessionária ver e entender os objetivos e como essa segmentação é feita. Quanto melhor segmentada, mais fácil vai ser engajar esse público, porque ele vai estar recebendo o material que tem interesse.

3- Conteúdo de qualidade

Quando falamos sobre engajar clientes, fazer com que eles estejam sempre presentes, você precisa entender que o mais importante é ter conteúdo de qualidade. Se você ão produzir um material importante, pode ter certeza que depois do segundo ou terceiro envio, ele vai se descadastrar, ou pelo menos parar de abrir, o que é danoso para sua reputação.

Fidelização é preciso

 

Sua concessionária precisa fidelizar seus clientes, para garantir que ela seja sempre a primeira opção deles, seja para compras, trocas, revisões e outros. Já falamos antes de como a fidelização é importante para garantir o fluxo de caixa e a segurança de sua concessionária. Veja aqui algumas dicas para conseguir essa fidelização através do e-mail marketing:

1- Trabalhe com a experiência do consumidor

Uma das principais dicas quando se trabalha com fidelização de clientes: se preocupe com a experiência do usuário. Isso vale também para quando se fala de fidelização através do e-mail marketing. Faça pesquisas de satisfação, saiba o que ele pensa sobre o seu produto e serviços.

2- Trabalhe com automação

Como o objetivo é automatizar os envios, é importante que sua concessionária desenvolva estratégias e fluxos de automação, de acordo com as necessidades e segmentações. Desenvolver esses envios periódicos vai garantir que seu cliente ão se esqueça de você. Envios com conteúdos interessantes, avisando sobre vantagens que ele possa receber caso se mantenha usando seus produtos, são opções para tentar reforçar essa fidelidade. Sempre reforce as vantagens recebidas.

3- Encontre um CRM de qualidade

Sua concessionária usa todo potencial de seu e-mail marketing?

Você precisa ter um banco de dados capaz de trabalhar com suas informações e acompanhar seus processos. Como o trabalho de lidar com o lead começa antes da venda, ele ão termina quando o negócio é fechado. Seu CRM precisa entender isso, para garantir que ele consiga ajudar na fidelização.

O CRM Syonet é indicado para isso, pois foi desenvolvido especialmente para o mercado automotivo. Ele acompanha todo o processo de venda e pós-venda, inserindo informações sobre o lead em seu banco de dados. Possui módulos de programa de fidelização, para que você consiga implementar essa prática em sua concessionária.

O Syonet possui sua ferramenta de disparo de e-mail marketing, o Mailtop. Com ela você vai poder automatizar seus envios, usando templates e imagens de qualidade para impactar esses clientes e melhorar seus resultados. Ele consegue reduzir o tempo de criação de fluxos complexos em até 70%, comparando com outras ferramentas, independente do seu tamanho. Esses fluxos são acionados por interação dos contatos ou ível de engajamento de cada um deles.

nnn

O e-mail marketing é uma ferramenta completa, capaz de ser um dos principais canais de comunicação de sua concessionária. Não perca tempo e use essa ferramenta para converter, engajar e fidelizar seus clientes!

 

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades