Prepare sua concessionaria para 2022 com um bom planejamento financeiro

7 estratégias para elaborar o planejamento financeiro da sua concessionária em 2022


Agora que 2021 já está chegando ao seu fim, é hora de começar a planejar 2022. Ainda ão sabemos se será um ano de retomada, mas sabemos que é preciso cuidado e planejamento para conseguir atingir os resultados desejados. Para isso, é hora de começar a elaborar o planejamento financeiro de sua concessionária.

Para ajudar, preparamos sete dicas para elaborar um bom planejamento financeiro para o próximo ano. Com isso, seus resultados vão ser mais sólidos do que os anteriores.

Estratégias para o planejamento financeiro de sua concessionária

Confira como melhorar os resultados de sua concessionária:

1- Levar em conta a complexidade de uma concessionária

Qualquer pessoa que já trabalhou em uma concessionária sabe que esse tipo de empresa é muito maior do que parece. São diversos setores, cada um com suas demandas específicas, quase como diferentes empresas. Temos a oficina, atendimento, recepção, a venda de veículos, consórcio e F&I. 

Para ter sucesso, é preciso entender e aceitar essa complexidade. Entender a concessionária como empresa multifacetada durante a elaboração do planejamento e criar orçamentos específicos para cada área.

2- Eliminar riscos e imprevistos

Durante a elaboração do planejamento, é preciso também atentar para as diversas variáveis que podem acontecer durante o ano. Nem tudo acontece como o planejado, cabe a você se preparar para tudo.

Não é um trabalho fácil, mas sua concessionária precisa estar pronta para todas as situações. Precisa prever as entradas e saídas durante o período, identificar possíveis situações. Não é nada fácil, mas é a única maneira de ter um bom planejamento.

3- Use tecnologia a seu favor

A complexidade da organização de uma concessionária exige que você use todos os recursos disponíveis para o trabalho de planejamento. Um dos principais é o uso de tecnologia, como softwares, para ajudar a entender os diferentes cenários de sua concessionária.

Prepare sua concessionaria para 2022 com um bom planejamento financeiro

Um software capaz de gerenciar e integrar toda sua concessionária. O CRM Syonet é o mais completo do mercado, capaz de integrar diferentes ferramentas, para oferecer melhores opções de atendimento. Ele permite que você acompanhe todo o processo de venda e pós-venda. 

Conheça mais sobre o CRM Syonet e veja como ele pode revolucionar a sua concessionária, bem como facilitar na administração e planejamento.

4- Controle as entradas e saídas

Já falamos que uma concessionária é mais do que apenas uma loja de veículos. É preciso entender todos esses aspectos para conseguir fazer um controle financeiro. Aluguel da loja, pagamentos de funcionários, conta de água e luz, manutenção da infraestrutura. Tudo isso precisa entrar em seu planejamento, para que a gestão financeira seja competente.

5- Descubra onde investir e onde cortar

Como você sabe bem o que compõe sua concessionária, você vai conseguir entender o que está dando resultado nela, e o que ão está. O que você deve investir para fazê-la crescer, enquanto também descobre onde você pode reduzir gastos. 

Uma sugestão é investir na automatização do maior úmero possível de processos. Um úmero menor de pessoas executando demandas específicas é muito mais produtivo do que um úmero maior executando tarefas variadas. Existem ferramentas possíveis para automatizar e-mail marketing, envio de mensagens de SMS, WhatsApp e outros.

Entre os exemplos de automação, existe o Mailtop, ferramenta de disparos de e-mail marketing especializado no mercado automotivo, e a API do WhatsApp Business, capaz de ser usada em conjunto com o CRM Syonet, para centralizar os envios,.

6- Controle o seu estoque

Outro fator fundamental para que sua concessionária faça um bom planejamento para 2022 é um controle de seu estoque de veículos, acessórios e peças. É preciso que você tenha um inventário, com valores sempre atualizados, de tudo que você tem. Isso vai ser fundamental para o planejamento.

7- Faça as melhores parcerias

Como já falamos anteriormente, o uso das melhores ferramentas é fundamental para que sua concessionária tenha o melhor planejamento. Para isso, recomendamos quem entende realmente do mercado automotivo. A Syonet é uma empresa especializada neste ramo, com mais de 15 anos no setor e mais de mil e oitocentos clientes ativos.

Possuímos ferramentas capazes de fazer a diferença em sua concessionária, melhorando sua capacidade de gerenciamento e atendimento. Tudo isso com o objetivo de que você consiga vender mais.

Vamos conversar?

 

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades