Luan Monteiro
Gestor de BDC
“Não tínhamos uma solução específica para realizar a gestão de relacionamento com o cliente. Usávamos um sistema simples de um e-commerce automotivo, que não nos dava o respaldo necessário. Atingimos um recorde de vendas, aumentando em 15% o número tanto de veículos novos como de usados. A alma do sucesso da Syonet é a maneira como a empresa trata os concessionários. Nos sentimos acolhidos e criamos vínculos importantes.”
Maior grupo multimarcas e revendedor de veículos seminovos do Sul do Brasil, o Grupo Barigüi possui 54 concessionárias espalhadas pelos estados de Paraná e Santa Catarina. Para agendar os serviços oferecidos pelas oficinas, o grupo conta com a solução da Syonet, empresa líder de CRM e gestão de clientes para o segmento automotivo. Com o sistema, a companhia que comercializa as marcas Fiat, Ford, Renault, Toyota, Kia, Nissan, Volkswagen, Hyundai, BMW, Mini, Jeep, Citröen e DAF Caminhões ganhou agilidade e melhorou a produtividade, além do gerenciamento das atividades. “Antes as informações ficavam em planilhas, o que atrasava muito o trabalho. Como o nosso foco é nos resultados, optamos pela solução Syonet e é visível as vantagens no dia a dia. Estamos aumentando o número de agendamentos e ganhamos gerenciamento, explica o gerente de Planejamento RH/CRM do Grupo Barigüi, Carlos Daniel Antunes. O executivo destaca que em 2015 os agendamentos passaram a ser realizados exclusivamente pelo call center e não mais pelas oficinas. Desde então, o número de marcações está em constante crescimento: em 2015 foram em média 1.345 por mês; em 2016, 2.385; e somente no primeiro semestre de 2017, 2.900. “A meta agora é continuar neste ritmo de crescimento para aumentar a lucratividade do Grupo”, conta Antunes. Fora os agendamentos o Syonet CRM também controla toda a parte de pesquisas de satisfação, que são em média 8 mil por mês; tratativas do SAC; e pesquisa pós-atendimento. “Agora no segundo semestre deste ano estamos implantando o agendamento direto pelo site e também pelo app (aplicativo), ambos da Syonet, que tem como foco diminuir os custos com prospecção já que o agendamento será realizado diretamente pelo cliente. Outro ponto positivo é que todos os agendamentos dentro do Syonet são sincronizados com os agendamentos do DMS/ERP do Grupo Barigüi.” Responsabilidade social – Outra novidade é a parceria da Syonet com o Instituto Barigüi para viabilizar o uso do sistema por deficientes visuais. A Syonet já está realizando as adaptações necessárias e dois profissionais estão sendo treinados no Instituto. “O Instituto Barigüi foi criado visando incorporar no modelo de gestão do grupo iniciativas comprometidas com a responsabilidade social e ambiental. Nosso propósito é desenvolver projetos que resultem em ações satisfatórias nas áreas econômica, social e ambiental, para colaborar com o desenvolvimento de uma ampla rede de pessoas e empresas”, destaca o executivo. O diretor da Syonet, Isac Campos, ressalta a importância desta iniciativa. “Ficamos extremamente satisfeitos com essa parceria. Para nós é um novo desafio e nós gostamos disso. É uma oportunidade de aprimorar ainda mais as nossas tecnologias e ainda realizar uma ação social. Em uma segunda fase, o Instituto Barigüi e Syonet irão expandir este projeto para que outros concessionários também possam fazer parte desta ação social ”, finaliza.