Close

27 de fevereiro de 2023

10 táticas de fechamento de negócio

"Sua concessionária está fechando os negócios que aparecem? Veja aqui algumas dicas que vão ajudar!"

Vendas são processos. Muito mais que um dom ou habilidade inata, a arte de vender é composta principalmente por conhecer a oportunidade e seu produto, e estar preparado para as eventuais objeções. É mais fácil do que aparenta, se você está seguindo um roteiro bem pensado. E todo roteiro tem táticas para fechar negócio.

Sim, tudo que o vendedor precisa está no roteiro de vendas, ou, pelo menos, deveria estar. É ali que você vai encontrar as etapas do processo, as informações que precisa passar para a oportunidade e como agir em cada situação. Significa que não existe espaço para improvisação? Existe, é claro. Mas a improvisação precisa ser um toque a mais, não todo o processo.

Táticas para fechar negócios

Caso você ainda esteja com dificuldades, nós vamos ajudar você com esse trabalho. Vamos falar aqui dez táticas para que você consiga fechar seus negócios. Confira: 

1- Ajude o cliente

Pense sempre na satisfação do cliente, não na sua venda!

Esqueça aquela época que o objetivo de todo vendedor era vender o produto mais caro para o cliente, e depois que o cliente que lidasse com sua nova compra. O plano era sempre empurrar, e como o cliente não tinha muito conhecimento sobre o que estava comprando, ele iria acabar aceitando.

Hoje o cenário mudou. Suas oportunidades tem muito mais informações à disposição, e ao alcance das suas mãos. Se o cliente está realmente interessado com algo, ele vai pesquisar. Seu trabalho é muito mais responder dúvidas do que realmente apresentar o produto, seja ele um veículo ou serviço. Ao invés de empurrar um carro mais caro, procure saber o que o cliente precisa. Isso vai ser o início de uma relação de confiança.

2- Venda benefício, não característica

O papel do vendedor é apresentar o que seu produto pode ajudar, não só ficha técnica

O cliente tem no seu celular todas as informações que precisa. O papel do vendedor não é ficar lendo ficha técnica e sim apresentar o valor daquilo que ele quer vender. Sabe o que falamos sobre ajudar o cliente? Também é válido aqui.

Apresente os benefícios do que você quer vender. Mostre para a oportunidade porque ele precisa do seu produto, quais os benefícios que ele vai encontrar ao fechar negócio. Ele viaja bastante e precisa de um carro econômico? Explique como funciona o consumo desse modelo. Ajude o cliente e ele vai respeitar você, não vai antagonizá-lo e achar que você só quer vender.

3- Ofereça soluções verdadeiras

Não tente manipular o cliente

De novo, para que o negócio seja bem sucedido, você precisa realmente estar preocupado com o problema do seu cliente, oferecer ajuda. Caso você use esse argumento e o cliente sinta-se manipulado, sinta que está sendo guiado em uma determinada direção, ele vai se ressentir. Você vai jogar fora todo o trabalho que havia executado até então. Claro que você vai encaminhar a conversa em alguns momentos, mas precisa fazer isso com cuidado, e sempre tentando resolver o problema dele.

4- Não enrole o cliente

Nada quebra mais uma relação que uma mentira

Todo o relacionamento com o cliente tem como base a confiança de ambas as partes. Se você for pego enganando o cliente, pode ter certeza que suas chances de fechamento praticamente acabaram. Existe muita concorrência para que alguém sinta a necessidade de fechar com quem está tentando levar vantagem.

Mesmo que você consiga vender, você acha que vai ter sucesso na fidelização? O cliente não vai permanecer comprando de você. Restaurar esse relacionamento vai ser um trabalho bem difícil.

5- Demonstre autoridade

O vendedor é uma autoridade, não se esqueça disso!

Já que falamos sobre como você quer ajudar o seu cliente a resolver seu problema, você pode usar sua autoridade para isso. Não importa o quanto o cliente tenha pesquisado, você é quem domina o assunto. Dê sugestões, apresente ideias e opções para resolver o problema do cliente. Seja cuidadoso para que ele não se sinta guiado, mas mostre que é você quem é o especialista.

6- Sempre saiba qual é o prazo

O cliente não pode ter todo o tempo do mundo

Você precisa trabalhar com um prazo claro, e o cliente precisa saber disso. Trabalhe com gatilhos de urgência, faça com que a oportunidade perceba que, caso ele não faça algo logo, sua dor vai continuar. Isso não é o mesmo que apressar o cliente, mas fazer ele entender que o que ele procura não vai estar disponível sempre ou, pelo menos, no valor que ele deseja.

7- Condução

Tenha um processo de venda claro

Enquanto enganar e manipular o cliente é errado, como falamos anteriormente, isso não quer dizer que você não pode ter um processo de venda. Você deve tentar fazer a negociação fluir, fazendo perguntas para saber mais sobre a situação e direcionando o cliente para a venda. 

“E quanto você estaria disposto a pagar?”, “para quando você precisa?”, esse tipo de pergunta é feita para, enquanto você movimenta a negociação para frente, você também colhe informações importantes para conhecer melhor o cliente e suas necessidades.

8- Fale sobre benefícios e não características

Você tem uma história para contar? Conte!

Uma boa tática de convencimento é saber se o produto funcionou bem com outras pessoas também. Algum cliente comentou algo sobre um veículo que comprou recentemente, ou você ouviu algum causo que vai ajudar a vender? Não hesite em falar. Parte de sua autoridade vem também desse tipo de conhecimento. Mostre que está informado, acompanhando o mercado automotivo e suas opções. Não perca tempo listando características, você só vai cansar o cliente. Ele tem acesso a tudo isso na internet. Envie o link, caso ele demonstre interesse.

9- Foque no desenvolvimento do relacionamento

Não esqueça: você quer vender para esse cliente hoje e amanhã!

Toda sua jornada de venda precisa estar preparada para a manutenção de um relacionamento com o cliente, forjado na confiança e sucesso de ambos. Você quer que essa oportunidade seja finalizada pela sua concessionária, que ela volte para prestar reparos e depois faça a troca de veículo. Todo seu trabalho tem que ter isso bem claro.

10- Use um CRM especializado

As ferramentas são fundamentais hoje em dia

Usando um CRM, um gestor de relacionamento com o cliente, você terá acesso a informações para facilitar sua venda. Dados cadastrais. Histórico de interações. Graças a interações com empresas de crédito, até as condições financeiras. Você vai ter tudo ali, quanto mais informações você tiver, melhor.

Para as concessionárias o melhor é o CRM Syonet, que foi desenvolvido especialmente para esse tipo de empresa, obedecendo sua regra de negócio. Os vendedores vão poder usar o aplicativo de celular para receber as oportunidades e informações sobre elas, bem como para enviar mensagens. 

Um bom vendedor precisa estar sempre informado sobre os interesses do seu cliente e em como ele pode ajudá-lo. O fechamento de negócios se torna então questão de tempo e trabalho.