Sua concessionária tem os melhores resultados com seu e-mail marketing?

7 Boas práticas de e-mail marketing para concessionárias


Existem diversos canais de comunicação disponíveis para que sua concessionária consiga entrar em contato com seus clientes, entre eles o e-mail marketing. O desafio consiste em fazer com que esses canais consigam transmitir as mensagens desejadas. Para isso, você precisa seguir as indicações e boas práticas desejadas.

Mas por que usar e-mail marketing? Apesar do que muitos dizem, esse canal de comunicação vai muito bem, obrigado. Possui uma excelente taxa de abertura, com muitas pessoas conferindo diariamente suas caixas de e-mail. Também é uma das mais baratas, o que oferece um excelente custo-benefício.

O que é e porque devo usar e-mail marketing?

E-mail marketing é um tipo particular de e-mail usado para enviar conteúdo para seus clientes e prospects. Esse conteúdo pode ser promoções, informações, lembretes, entre outros. Pode ser uma mensagem única, mas também pode ser parte de uma estratégia maior, que consiste em diversos envios, geralmente parte de um fluxo de automação.

 Sua concessionária tem os melhores resultados com seu e-mail marketing?

1- Tenha uma lista de contatos de qualidade

Para que você consiga atingir os resultados esperados, você precisa enviar seus e-mails para uma lista de qualidade. Você precisa captar pessoas interessadas em sua concessionária, que vão interagir com o seu material. Quanto melhor sua lista, maiores as chances de suas estratégias serem bem sucedidas.

Listas de mailing compradas são de péssima qualidade, só vão reduzir sua autoridade. Vão todas serem descadastradas, vai tudo cair no spam. 

2- Faça limpezas constantes em sua lista

Para garantir a qualidade de sua lista de contatos, é preciso que você faça sua higienização constantemente. Muitas pessoas trocam de empresas, o que faz com que os e-mails fiquem inválidos. Ou seja, com o passar do tempo, sua lista vai começar a ficar suja. 

Verifique quais e-mails estão inválidos e os apague de sua lista, de tempos em tempos. A Syonet possui uma ferramenta chamada Guardian, que faz a verificação dos e-mails de seus contatos, e também dos úmeros de telefone.

3- Use ferramentas de disparos

Mesmo que você ache que pode enviar, ou compartilhar, suas mensagens, através de seu serviço de e-mail, saiba que ão é um método seguro ou confiável. Você perde, por exemplo, a capacidade de desenvolver fluxos e estratégias de envios, que são mais eficazes caso combinadas com as ferramentas de disparo.

A Syonet possui uma solução de envio de mensagens, o Mailtop. Ele foi desenvolvido especialmente para concessionárias. É uma ferramenta de fácil uso, de clicar e arrastar. Seus templates são responsivos, adaptáveis para computadores de mesa e de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Sua concessionária tem os melhores resultados com seu e-mail marketing?

4- Analise os dados que você recebe

As ferramentas de disparo, como o próprio Mailtop, oferecem dados e métricas para análise. Número de envios, de entregas, aberturas, spam, entre outras. Esses dados precisam ser analisados para que você tenha fundamentos para que você entenda o comportamento de sua lista de contatos.

Quantas pessoas abriram a mensagem? Quantas clicaram no link? O úmero foi acima da média? Abaixo? Estudando os úmeros você vai descobrir isso.

5- Cuidado com a frequência de envios

Apesar de ser tentador, ão caia no erro de enviar muitos e-mails para seus clientes. Com o tempo eles vão começar a se cansar de seus envios e vão começar a se descadastrar, ou enviar seu e-mail para spam. Também ão envie poucas mensagens, porque os clientes podem começar a esquecer de você, e vão começar a olhar para a concorrência.

Qual é o úmero correto de envios, então? Você vai precisar se debruçar sobre os dados de seus envios e descobrir isso. Uma boa dica é fazer testes, verificar se perde cliques caso aumente ou diminua a frequência.

6- Use uma CTA clara em seus e-mails marketing

Sua concessionária tem os melhores resultados com seu e-mail marketing?

Seja levar o leitor para uma postagem de blog, seja enviá-lo para outro produto, você precisa decidir qual é o objetivo deste e-mail. E o leitor precisa perceber de cara qual é esse objetivo também. Para isso existem as CTAs (call to action, ou chamada para ação).

Essa chamada precisa ter uma mensagem clara, para que o usuário, sem precisar pensar muito, veja o “clique aqui” e clique. Use botões, mude as cores. O importante é que o usuário saiba o que é esperado dele quando abrir o e-mail.

7- Sempre deixe visível a opção de descadastro

Com a implementação da LGPD, é preciso sempre dar a possibilidade de seus clientes se descadastrarem de sua lista de contatos. Independente das razões, essa opção precisa estar clara em todos os e-mails marketing enviados. 

Se o trabalho for bem realizado, naturalmente os úmeros vão crescer. E é possível que mesmo clientes descadastrados voltem, caso sintam a necessidade de sua concessionária.

O e-mail marketing é um canal de comunicação confiável e barato, que você pode usar para diferentes estratégias. Pode ser um importante aliado de sua concessionária para manter seu público engajado e fidelizado.

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