Saiba como seus vendedores podem melhorar sua gestão de leads!

Os 10 mandamentos para a gestão de leads


O atendimento e a gestão de leads são trabalhos que precisam ser priorizados em sua concessionária. Todo lead é uma oportunidade, seja de compra, seja de prestação de um serviço. É alguém que precisa de algo, e se ão for você aquele que vai atender essa necessidade, algum concorrente seu vai.

O CRM Syonet na gestão de leads

O CRM Syonet é um gestor de leads desenvolvido especialmente para a regra de negócio de uma concessionária. A equipe da Syonet possui 18 anos de experiência no mercado automotivo, conhecendo as práticas desse mercado. Ele acompanha todos os processos de venda e de pós-venda, com uma série de automações para facilitar o seu trabalho.

Os mandamentos na gestão de leads

Para tornar seu trabalho mais fácil, ós desenvolvemos esses dez mandamentos que permitem melhorar sua gestão de leads e alcançar melhores resultados. Confira:

1- Agilidade na hora do atendimento

Muitos costumam falar sobre as temperaturas do lead. O lead é mais quente quando chega, e esfria conforme o tempo passa. Quanto mais quente ele está, mais fácil é de fechar a negociação. Significa que você ão pode perder tempo, até porque o tempo de seu atendimento é considerado pela montadora na hora de enviar os leads.

O CRM Syonet possui um sistema automatizado que, quando o lead chega, ele já é direcionado para o celular do vendedor que está na fila. Tudo com o aplicativo de vendas e pós-vendas, que integrado com o sistema central do CRM e com a montadora, faz com que o atendimento seja o mais rápido possível. Não perca tempo e saiba como o CRM Syonet auxilia sua concessionária no tratamento de leads.

2- Trabalhe com atração de leads

Saiba como seus vendedores podem melhorar sua gestão de leads!

Como você vai fazer isso depende. Precisa atrair leads qualificados. Existem diversas opções para atrair leads, seja esperar por aqueles que vem do site da montadora, seja trabalhar para trazer outros leads através de marketing digital ou por meios convencionais.

Para trabalhar com marketing digital, ós sugerimos a Lead Force, uma agência de marketing digital especializada no mercado automotivo. 

3- Fidelize seu lead

Como sempre lembramos nesse blog, é fundamental, para garantir o bom funcionamento de sua concessionária, você precisa garantir a fidelização dos seus clientes. Para isso é preciso encontrar formas de premiar aqueles que se mantêm fiéis, com um programa de fidelização que ofereça atrativos.

O CRM Syonet possui uma ferramenta que permite a criação de um programa de fidelização. Ele é personalizável, e usa as informações do banco de dados para fazer os cálculos e até mesmo os avisos, para que seu cliente saiba os benefícios que está recebendo.

4- Criação de confiança

Para garantir sucesso na hora de fechar negócio, é preciso criar uma relação de confiança com o lead. Sempre fique atento aos prazos combinados, ao que foi dito anteriormente. Tudo para que lead saiba que está negociando com um público sério.

O CRM Syonet possui ferramentas que permitem a você saber o que foi combinado, como a API do WhatsApp Business, que deixa registradas as conversas. É possível inclusive inserir um lembrete para quando você precisa entrar em contato com o lead.

5- Não abandone seu lead

 Saiba como seus vendedores podem melhorar sua gestão de leads!

A pior coisa, para a reputação de sua concessionária, é você esquecer alguém. Além de você ficar sem a oportunidade, seu concorrente vai aproveitá-la, o que aumenta o seus lucros e seu score na montadora. 

O CRM Syonet, através de seu sistema de automação, permite que você ão deixe os leads muito tempo parados. Caso você ão interaja com a oportunidade em determinado período, o sistema já envia novamente para você, e se você ão atender, ele vai para o próximo vendedor na fila. Tudo para que seus leads ão fiquem parados.

6- Distribua seus leads com cuidado

Para garantir a agilidade no atendimento, e também que seus leads ão fiquem parados, é preciso garantir que os leads sejam distribuídos com velocidade. Se o lead é capturado e fica muito tempo parado, ele ão está sendo tratado com qualidade. Por isso é importante que esse trabalho seja o mais automatizado possível.

O CRM Syonet, por exemplo, possui em suas funções básicas a rápida distribuição de leads. O lead entra no banco de dados e o software já sabe como ele deve ser tratado, para quem deve ser enviado ou que ação será tomada. Tudo para garantir a velocidade no atendimento.

7- Respeite seu lead

Nunca se esqueça do aspecto humano do trabalho do vendedor. Mais do que uma oportunidade de compra, o vendedor lida com seres humanos. É preciso esse respeito, essa sensibilidade na hora de negociar. 

8- Não tente enganar seu lead

Outra coisa que um vendedor precisa fazer é evitar mentir ou tentar enganar seu lead. É errado e pode acabar se voltando contra o próprio vendedor, porque caso o cliente sinta que está sendo enganado, que está sendo “passado para trás”, ele pode cancelar a negociação, e todo o trabalho acaba resultado em nada.

9- Não incomode seu lead

Saiba como seus vendedores podem melhorar sua gestão de leads!

Ficar ligando o tempo todo, perseguir a oportunidade achando que assim estará mais próximo de fechar. Existe uma linha tênue entre ser ativo e começar a incomodar. Caso o lead se sinta pressionado, é possível que ele crie uma resistência na hora de fechar negócio.

10- Não faça negócio pensando apenas em suas metas

Sabemos que a vida do vendedor é competitiva e cheia de metas, mas pouco adianta você sair por aí procurando fechar qualquer negócio. Essa ansiedade pode inclusive prejudicar o seu trabalho, fazendo você gastar tempo com contatos que ainda ão estão preparados para negociar, aumentando o churn.

Esses são os principais mandamentos que um vendedor de concessionária precisa respeitar. Tudo para garantir a qualidade do trabalho e o sucesso de sua empresa. Boas vendas!

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades