Sua equipe de vendas precisa sempre estar motivada. Você sabe como?

Confira 10 táticas motivacionais para sua equipe de vendas


O trabalho de um vendedor é desgastante e muitas vezes eles perdem a motivação, mesmo de maneira ão intencional. As cobranças, as metas a serem batidas, a competitividade interna, tem quem saiba lidar com isso de maneira saudável, outros ão. É seu papel, como gestor de uma concessionária, saber e aplicar táticas para motivar sua equipe e garantir que eles consigam exercer seu trabalho com qualidade.

A importância de motivar sua equipe de vendas

Quem trabalha com pessoas sabe como a questão da motivação é importante. Colaboradores que ão estão motivados ão conseguem performar no mais alto ível, cometem erros e o ambiente de trabalho acaba sofrendo. Parte do seu trabalho, como gestor, é garantir que isso ão aconteça.

O objetivo de todo gestor, seja de uma concessionária ou de outro setor de vendas, é garantir que o ambiente seja o melhor possível, com as pessoas se sentindo valorizadas (e ão só do ponto de vista financeiro) e sem desgastes desnecessários. Quanto melhor for o ambiente de trabalho, melhor é a entrega, menor é a rotatividade e mais valorizado o profissional se sente.

Confira as dicas para motivar sua equipe

Para ajudar você neste trabalho, desenvolvemos algumas dicas para ajudar nesse trabalho de motivação. Confira:

1- Crie um ambiente agradável

Como falamos antes, é parte do trabalho do gestor de uma equipe de vendas oferecer um bom ambiente. Isso é mais do que uma atmosfera positiva. É preciso sim cuidar para que o local de trabalho dos vendedores de sua concessionária ofereça condições para que eles consigam trabalhar bem.

Esse investimento em infraestrutura em seu espaço físico é importante. O estresse causado pelas constantes metas consegue ser aliviado por uma boa estrutura. O home office e horários mais flexíveis também podem ajudar nessa questão.

2- Invista em treinamentos

Sua equipe de vendas precisa sempre estar motivada. Você sabe como?

Isso significa que é preciso oferecer treinamentos constantes, para que eles entendam o processo que sua concessionária usa e também estejam sempre atualizados, seja na ferramenta que usam, seja no roteiro e processos utilizados. Uma equipe capacitada trabalha melhor e traz melhores resultados.

Oferecer cursos e bolsas para que seus vendedores estudem também é uma opção interessante. Se o profissional sente que sua empresa está investindo nele, ele se sente mais seguro e que trabalha em um ambiente melhor.

3- Motive pelo exemplo

Sua equipe vai ser mais efetiva se ela sentir que você, como gestor, é uma pessoa também, que trabalha e se preocupa com o bem estar deles. Seu trabalho é inspirá-los, ão apenas cobrar resultados. Conhecer cada membro de sua equipe e saber como eles lidam com situações é fundamental.

4- Apresente resultados

Quando você apresenta os resultados do trabalho de sua equipe para todos, é uma ferramenta de motivação instantânea. Divida os resultados de sua concessionária com todos, para que sua equipe de vendas se sinta prestigiada. Essa é uma forma importante de motivar seus colaboradores sem o fator dinheiro, ainda que premiações financeiras também sejam importantes.

Isso vai ser importante tanto para a motivação quanto para o reconhecimento que sua equipe recebe. Eles vão se sentir prestigiados por você e por outras equipes da concessionária, aumentando o moral.

5- Seja transparente

O diálogo e a transparência são sempre importantes para qualquer ambiente de trabalho. Dar espaço para que todos opinem, com voz ativa, é fundamental para que o ambiente da equipe de vendas seja positivo. 

Sua equipe precisa se sentir parte ativa do processo que é a concessionária, sentir que ajuda e que sua opinião é considerada para o aperfeiçoamento do roteiro de vendas e das práticas é muito importante. Um ambiente transparente ajuda a todos.

6- Trabalhe com gamificação

Gamificação é usar elementos de jogos no seu dia-a-dia para motivar ações. No caso da sua equipe de vendas, você pode desenvolver regras que premiem aqueles que consigam atingir determinados objetivos em um determinado tempo. Assim você cria uma competição saudável entre seus colaboradores.

7- Dê feedback construtivos

Falamos de transparência antes, da sua importância para a motivação de sua equipe. Isso também fala sobre seu papel como líder. É preciso sempre oferecer um feedback para seus colaboradores, para que todos estejam sempre na mesma página em todos os assuntos.

E por feedback ão queremos dizer só críticas. É preciso também oferecer feedback positivo, mostrar o que está sendo feito de bom no trabalho de cada colaborador. 

8- Defina metas e objetivos claros

Sua equipe de vendas precisa sempre estar motivada. Você sabe como?

Não adianta você querer traçar metas muito elevadas se ão é factível que sua equipe vai conseguir cumprir. Você vai apenas estressar sua equipe, que vai se sentir fracassada e se desmotivar.

Sempre tente traçar metas realistas. Use os dados dos anos anteriores e veja no que vocês podem melhorar, e só aí defina os objetivos. Estude os indicadores de sua concessionária para saber conhecer seu potencial.

9- Assuma a responsabilidade

Se você é o gestor, você é o responsável pela sua equipe e pelos seus resultados. Um cargo de gestão é muito mais do que apenas um status, junto com os benefícios vem uma série de exigências que você precisa cumprir. Cabe a você garantir que todos trabalhem de maneira organizada e motivada. Se isso ão acontecer, você precisa procurar o porquê e também encontrar maneiras de mudar esse cenário.

10- Ofereça ferramentas de trabalho

Se você deseja garantir os resultados de sua equipe de vendas, o melhor a fazer é dar opções para que eles consigam fazer o seu trabalho. Isso passa por ferramentas de qualidade, que permitem que eles já tenham o material necessário para fecharem negócio quando a oportunidade surgir.

O principal aliado nessas horas é um CRM de qualidade. Um software de gestão de relacionamento com o cliente que o vendedor consiga acompanhar o histórico do lead. Quanto mais informações o seu colaborador tiver, maiores as chances de que ele consiga convertê-las.

Um dos principais benefícios do CRM Syonet é o fato dele conectar toda sua concessionária. Todos usam o mesmo banco de dados, com uma interface própria e ajustada para cada departamento. Pode parecer diferente, mas todos estão interligados. Se alguém atualiza o cadastro de um cliente, por exemplo, altera para todos. O mesmo para o estoque interno, agenda e outras funções. Todos sempre na mesma página, para evitar desorganização.

O CRM Syonet para sua equipe de vendas

 Sua equipe de vendas precisa sempre estar motivada. Você sabe como?

Como nossa equipe possui ampla experiência neste segmento, ele é pensado para funcionar com toda a regra de negócio de sua concessionária. Ele acompanha todo o processo de venda e pós-venda do prospect.

Para facilitar o trabalho de sua equipe de vendedores, a Syonet desenvolveu o aplicativo de vendas e pós-vendas. Com ele, os leads vão direto do sistema para os celulares de seus vendedores, tudo isso de maneira automática. O sistema, que é integrado com a agenda, sabe qual é a fila e para quem deve enviar, respeitando inclusive se algum dos vendedores já interagiu com o lead. Com isso você tem mobilidade no atendimento, possibilidade de atendimento offline (ele atualiza automaticamente, caso a rede do celular caia) e até mesmo GPS para localização.

O importante para o funcionamento de qualquer concessionária é conseguir manter sua equipe de vendas focada e motivada. Isso envolve bastante trabalho do gestor, mas a recompensa é garantida. Para garantir esse funcionamento, a Syonet também faz treinamentos para que todos que vão usar o CRM consigam aproveitar o máximo de suas opções. Não perca tempo e vamos conversar!

 

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Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
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