Como é seu trabalho de fidelização de clientes? Veja algumas dicas!

Fidelização de clientes: 5 dicas básicas


Para garantir a saúde de sua concessionária, você precisa sempre se preocupar com o fluxo de clientes e sua fidelização. Se você conseguir que quem comprou de você uma vez volta sempre comprar, você vai garantir um fluxo constante de vendas, o que é bom para sua saúde financeira e seu úmero de atendimentos.

Fidelizar seus clientes precisa ser uma meta constante de seu negócio. Isso envolve diversas práticas, que vão desde o seu atendimento até premiações constantes para recompensar aqueles que se mantém fiéis.

O que é fidelização de clientes?

Fidelização de clientes é a prática de oferecer condições para que seus clientes sempre voltem para sua concessionária. Essa é uma prática muito usada porque incentiva o retorno dos clientes para o seu negócio. 

Por que esse retorno é importante? Porque é muito mais fácil vender de novo para quem já comprou de você antes. Se essa confiança foi criada, o trabalho de alimentar esse relacionamento para que o cliente siga com você, apesar de complexo, é bem mais simples e seguro do que ficar sempre atrás de novos e novos leads.

E como uma concessionária é muito mais do que uma loja de veículos, fidelizar também significa fazer com que os usuários usem os demais serviços que você oferece. Se todos (ou, pelo menos, boa parte) que compraram veículo em sua concessionária também retornarem para reparos e revisões, você vai manter sua oficina ocupada, aumentando seu fluxo de caixa.

Dicas básicas para aumentar sua fidelização

Para ajudar sua concessionária a aumentar seu índice de fidelização, desenvolvemos as seguintes dicas para ajudar em seu trabalho. Confira:

1- Use um CRM

O primeiro passo para a fidelização de clientes é a organização de seu banco de dados. Você ão pode deixar todas as informações de sua concessionária em uma planilha de Excel, precisa de tudo organizado e integrado. Você precisa de um CRM.

O CRM é o gestor de relacionamento com o cliente, que serve como banco de dados para armazenar todas as informações sobre o cliente, seus dados cadastrais e também sobre as interações. Você precisa saber o que o cliente comprou, quanto tempo faz, se o pagamento está em dia, e para quando está programada a próxima revisão. Tudo precisa estar claro para você.

Como é seu trabalho de fidelização de clientes? Veja algumas dicas!

Com 18 anos de experiência nesse segmento, e com diversos colaboradores que já trabalharam na área, ós conhecemos a regra de negócio das concessionárias, quais são suas necessidades e como podemos atendê-las.

O CRM Syonet acompanha os clientes por todo o processo de venda e pós-venda. Você consegue ter todas as informações necessárias para seguir acompanhando e desenvolvemos o relacionamento com seus clientes, com automações que podem disparar mensagens caso determinadas condições sejam atingidas, como pontuações ou revisões programadas.

2- Invista na pesquisa de satisfação

Pesquisas de satisfação são realizadas com seus clientes para saber se o serviço e o atendimento estiveram a contendo. Também ajuda a entender se as técnicas usadas pelos seus vendedores são efetivas na negociação e investigando possibilidades de melhora.

A pesquisa de satisfação é um excelente primeiro passo para iniciar um relacionamento com o cliente. Depois da pesquisa, você vai poder começar a enviar outros materiais para ele, iniciando a nutrição.

O CRM Syonet possui módulos específicos de pós-venda, que contam com diversas pesquisas de satisfação disponíveis. Essas pesquisas são realizadas e seu resultado é enviado para o perfil do cliente, tudo automaticamente. 

3- Ofereça benefícios para os fidelizados

Nós falamos da importância em fidelizar seus clientes, mas é preciso pensar também no que você está oferecendo para seus clientes em troca da lealdade deles. Um programa de recompensas que ofereça benefícios depois de cada venda ou serviço usado vai incentivar seus clientes a retornarem constantemente para a sua empresa.

O CRM Syonet possui um módulo de pós-venda que possui sistema de pontuação para a fidelização. É fácil de personalizar para as suas preferências e fazer um serviço que faça sentido para sua concessionária.

4- Trabalhe no atendimento pós-venda

Como é seu trabalho de fidelização de clientes? Veja algumas dicas!

Ter um atendimento ativo e que responda rápido, principalmente online, é importante para estar presente para atender dúvidas e problemas. Se você ão se mantiver disponível, pode ter certeza que o cliente vai buscar outras opções para compras e reparos.

Você encontra diversos módulos de atendimento online no CRM Syonet, muitos que consistem em automações e uso de inteligência artificial. Sua equipe de atendimento vai poder se concentrar no que importa, deixando respostas mais básicas para os robôs.

5- Nutra seu cliente com informações relevantes

A nutrição de informações, seja por e-mail marketing, SMS ou WhatsApp, é fundamental para que o cliente saiba o que está acontecendo na sua concessionária. Ofertas, avisos de agendamento e da hora de marcar uma revisão, tudo são informações que podem ser usadas para nutrir esse cliente e ajudar na fidelização. É importante inclusive mandar informações explicando sobre as vantagens que ele pode receber pela fidelização.

Para facilitar a nutrição, o CRM Syonet permite o envio de mensagens personalizadas para os seus clientes. Também pode usar o Mailtop para desenvolver fluxos de e-mail marketing. Ou a API do WhatsApp, com os templates de envio para os aplicativos de redes sociais. Nós oferecemos soluções para comunicação.

Como falamos neste artigo, sua concessionária tem muito a ganhar trabalhando com programas de fidelização. E usando o CRM Syonet como solução para organizar e fomentar ações para fortalecer seus programas de fidelização. 

Veja também

Programa de fidelização de clientes: como o CRM Syonet pode te ajudar

Como o seu pós-venda pode fidelizar seu cliente

Syonet CRM - Atraia, venda e fidelize muito mais clientes.

Somos especialistas e líderes nacionais em CRM e Gestão de Clientes para o segmento
automotivo. Nossa missão é INTEGRAR TODOS OS SETORES da concessionária e
desenvolver A MELHOR FORMA de relacionamento com o seu cliente, para GERAR mais
negócios, mais vendas e RETER mais oportunidades