Close

21 de junho de 2021

Em meio a crise: como algumas concessionárias estão se inovando para vender veículos

Como as concessionárias estão vendendo durante a crise?

Somada a outros fatores, a pandemia do Covid-19 trouxe uma das piores crises econômicas dos últimos anos. Diversos setores da sociedade precisaram inovar e se reinventar para seguirem competitivos no mercado. O setor automotivo e as concessionárias estão entre eles.

Entre os principais fatores usados para garantir que as concessionárias mantenham sua competitividade, o marketing digital se apresentou como um dos principais. As pessoas já estavam reduzindo seu número de visitas presenciais nos últimos tempos, com as restrições sociais isso aumentou. Agora é ainda mais difícil fazer com que alguém venha até sua loja. 

É preciso pensar em como você vai atrair esse cliente.

Como as concessionárias estão se inovando para vender veículos

Com as restrições, as concessionárias precisaram investir no online para seguirem competitivas

Para muitos, não existia a opção de esperar passar o tempo e as lojas reabrirem. Era preciso seguir anunciando, pelo menos em um primeiro momento. 

Outros apenas investiram mais, e deram mais atenção ao seu setor de marketing digital, ou às suas agências. Essas já sabiam o que fazer, apenas direcionaram mais foco e recursos nas suas estratégias correntes.

Quais foram as ações que as concessionárias tomaram para manterem seus números durante a pandemia?

Captação de leads

Para manter os resultados, algumas concessionárias optaram por focar na captação de leads. Os recursos disponíveis foram direcionados para melhorar a captação de leads, combinando com as estratégias de marketing digitais correspondentes.

Outros focaram no atendimento virtual, buscando aumentar suas chances de aumentar a conversão. Para isso, criaram escalas de atendentes, cobrindo até finais de semana. Tudo para sempre estarem disponíveis para os clientes.

Vendedores mais ativos

A pandemia fez o cenário mudar, e uma profissão que precisou se reinventar é a de vendedor

As concessionárias precisaram repensar todo seu processo de venda, contemplando as novas nuances do vender pela internet, como, por exemplo, saber atender um cliente que veio pelo meio digital.

As concessionárias aproveitaram o momento para capacitar seus funcionários. Aprender quais são os novos procedimentos é fundamental para que os números não caiam e sua concessionária siga vendendo sempre.

Análise de métricas

Pode não parecer possível, mas muitas empresas — e não só concessionárias — não conhecem bem seus números e métricas. Essa é uma realidade mais comum do que nós imaginamos. 

Então, pela primeira vez, muitas concessionárias começaram a prestar mais atenção para seus resultados. Números de leads, de visitas, de vendas e outros. Pela primeira vez eles foram analisados, relatórios foram criados e estudados, com o objetivo de encontrar espaço para melhora. 

Dicas de marketing digital para aumentar as vendas

Se a sua concessionária não começou esse trabalho, não tem problema. Basta seguir algumas dicas que você vai melhorar seus resultados.

Invista em um site próprio

O site de sua concessionária é a sua presença digital, sua cara para o mundo

Mais do que qualquer perfil em redes sociais, é através de um site que as pessoas conhecem sua empresa. Então não basta ter um “sitezinho” simples. É preciso criar algo que seja do tamanho de sua concessionária.

É importante que o site seja responsivo, que possua ferramentas de análise de dados e tenha uma boa experiência para o usuário. Esse é o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing digital.

Use um CRM especifico para a seu negócio

Toda concessionária precisa de um bom CRM para garantir um bom funcionamento de sua empresa. O software de gestão de relacionamento com o cliente reúne informações sobre os leads, sobre as oportunidades de venda, entre outras funções.

O CRM Syonet é o mais completo do mercado. Através dele é possível integrar toda sua concessionária com apenas uma ferramenta. E-mail marketing, campanhas de anúncios, pós-venda e outros estão disponíveis para as empresas que usam esse software.

Use redes sociais

As redes sociais oferecem tanto um canal de acesso aos clientes como também uma oportunidade de divulgar conteúdos. Independente de qual for a rede social, é preciso estar realmente presente. 

Esteja sempre presente, poste conteúdo relevante para seu público. Sempre responda às dúvidas, tente estar sempre próximo dos clientes. Um bom atendimento aqui pode trazer um novo cliente.

Essas são algumas opções que as concessionárias podem usar para começar uma estratégia de marketing digital. Aqui no blog você encontra os próximos passos. O importante é não deixar sua empresa parada no tempo. Listamos, neste artigo, sugestões para melhorar, como usar novas ferramentas, como o CRM Syonet, usar novos processos, como usar mais as redes sociais, melhorar seu site e seu atendimento, para atingir um público maior. Boas vendas!