Close

31 de maio de 2021

Resgate de cliente: Você consegue fazer com eficiência?

Sua concessionária faz resgate de clientes?

Um dos consensos, quando falamos em vendas, é que é muito mais fácil vender para quem já comprou de você antes. Então investir em resgatar clientes é uma maneira de aumentar suas chances de venda enquanto gasta menos. 

A lógica é simples: esse cliente era seu, ele já comprou de você, já assinou seu serviço. Por algum motivo ele deixou de fazê-lo, seja por questões financeiras, seja por outros motivos. Trazer esse cliente de volta precisa ser o foco de sua concessionária. Agora, como fazer isso acontecer?

Como resgatar o cliente?

Se seu objetivo é recuperar clientes, é preciso que exista uma estratégia clara sobre como fazer isso. Existem alguns passos que você pode seguir para isso:

Verifique se seu cliente não está insatisfeito

Se o seu cliente trocou você por um concorrente, ele não está mal financeiramente

Não de uma maneira que o impeça de comprar um veículo novo, ou de manter sua manutenção, pelo menos. Então esse é um cliente perdido, pois ele ainda poderia estar negociando com você, mas não está mais.

Para impedir que esse tipo de coisa aconteça, é importante que você esteja atento aos sinais de seu cliente. O principal, para as concessionárias, são as reclamações constantes. Se o seu cliente estava reclamando do serviço, do atendimento ou outro, é porque ele não estava confortável. E o seu trabalho é torná-lo confortável.

O uso de pesquisas de satisfação podem ser muito úteis para evitar que algo assim ocorra. Caso exista algo de errado em seu processo, ou algo que não esteja funcionando bem, a pesquisa vai apontar. Caberá a você corrigir o mais rápido possível.

Identifique os clientes mais valiosos

Se você mantém os cadastros e informações de seus clientes, você certamente sabe quais são os mais valiosos

Aqueles com maior poder aquisitivo, ou que faziam compras e serviços mais frequentes. É preciso dar atenção especial para esses.

Caso você use um CRM de qualidade, como o CRM Syonet, você terá acesso a um cadastro bastante detalhado do cliente, seja negociações passadas, seja histórico de comportamento. Tudo isso vai permitir uma análise do porque ele parou de comprar em sua concessionária.

Melhore seu atendimento e serviço

Muitas vezes o cliente abandona uma concessionária porque não se sente bem atendido. Então, caso você queira trazer de volta clientes perdidos, é preciso detectar o que aconteceu de errado. Foi uma falha de atendimento? Foi uma falha de serviço? 

Saber por que o cliente o abandonou é fundamental para o resgate

Caso o cliente volte até você e veja que os motivos que o afastaram continuam, ele dificilmente vai voltar uma segunda vez. Descobrir e corrigir os problemas em seu processo é fundamental para recuperar os clientes perdidos, e também não perder outros.

Trabalhe a sua fidelização e pós-venda

O serviço de pós-venda da concessionária é fundamental para trazer um fluxo constante de clientes. Para isso, é preciso tentar encontrar maneiras de incentivar sua fidelização. Isso pode ser feito oferecendo vantagens para aqueles que usem seus serviços de maneira regular.

Oferecer vantagens para clientes regulares de sua oficina, ou vantagens para quem comprou um carro e depois trocou por outro em sua concessionária são opções. Esses são apenas exemplos do que pode ser feito para fidelizar clientes.

Faça uma boa nutrição de leads

Para manter seus clientes fidelizados, é importante fazer uma nutrição de lead consistente e de qualidade. Mandar conteúdo e outros materiais, para que esse lead se mantenha engajado. 

Se o trabalho de nutrição for feito com qualidade, a chance desse cliente se mantiver envolvido com sua concessionária e dê prioridade para você na hora de uma nova compra ou serviço. Para isso, sempre procure descobrir que conteúdo atrai seu público.

O resgate de clientes é uma oportunidade para manter o fluxo de sua concessionária, seja através de serviços, seja com compra de veículos. Recuperar essas oportunidades é gastar menos e lucrar mais! O CRM Syonet tem todas essas soluções nativas para melhorar, ou criar do zero, se preciso, esses processos em sua concessionária.

Criamos e implantamos todo o fluxo do circuito de resgate, perseguição e fidelização de clientes para a sua loja. Faça como os mais de 1.800 concessionários em todo o Brasil e agende uma demonstração agora mesmo.