Close

1 de março de 2021

Como o seu pós-venda pode fidelizar seu cliente

Infelizmente, o serviço de pós-venda ainda não recebe toda a atenção que merece no mercado de concessionárias brasileiro. Visando os lucros, a maioria opta por focar na venda de veículos. O que eles não sabem é que o pós-venda pode gerar um fluxo constante de dinheiro, bem como fidelizar o cliente. Entenda sua importância.

A importância de fidelizar o cliente

Enquanto muitos acreditam que o foco deve ser sempre trazer novos clientes, fidelizá-los é ainda mais importante. E o que é fidelizar um cliente? É um cliente que aprovou tanto seu trabalho que ele vai comprar de novo com você.

Conforme você cria esse relacionamento com seus clientes, eles começam a confiar mais em você. Uma venda que foi proveitosa para ambos, um bom serviço no pós-venda e um acompanhamento de seu atendimento, e o cliente vai estar muito mais propenso a, em outro momento, comprar de novo de você.

E vender para alguém que já comprou de você antes é muito mais fácil que de alguém que ainda não o conhece. 

O pós-venda na retenção do cliente

Muitas concessionárias caem no erro de não darem o devido valor ao seu serviço de pós-venda. Consideram apenas algo que ajuda a bater as metas no final do mês, mas que não merece muito cuidado e consideração. Eles não vêem o pós-venda como uma arma para ajudar na retenção do cliente.

O pós-venda pode ser usado para manter o cliente próximo. Depois de comprar o veículo em sua concessionária, você não deve esquecer a existência dele. Ofereça os serviços de oficina para revisão, acessórios. Faça com que ele conviva com o seu negócio. 

Quando ele decidir trocar de veículo, pode ter certeza que você vai estar entre as primeiras opções de lugares para comprar, isso se não estiver na primeira. 

Como usar seu pós-venda para fidelizar seu cliente

Agora que você entende a importância de fidelizar seu cliente, e que a pós-venda de sua concessionária é uma maneira interessante de fazer isso, veja como você pode usá-la.

Use o CRM para gerenciar os contatos com o cliente

Como seu CRM tem o registro de todos os clientes que passaram pela sua concessionária, usá-lo para manter o contato sempre é uma boa estratégia. Com o histórico dele, é fácil estabelecer o perfil e decidir sobre o que e como mandar.

O CRM Syonet entra em contato sugerindo revisões programadas e outros serviços, de acordo com o que está no registro. Use esse sistema para não perder o cliente, fazendo com que sempre esteja próximo de você.

Ofereça suporte online

O número de contato online cresce cada vez mais, e você não pode estar fora disso, se deseja um relacionamento com o cliente efetivo. A maior parte dos clientes tentam primeiro o contato via chat e aplicativo, e deixam o telefone como última opção. 

Ter um suporte online, sempre pronto para atender as necessidades é fundamental. Se o cliente precisa de uma revisão e você não respondeu no primeiro momento, pode ter certeza que ele vai atrás de um concorrente.

Sempre nutra seu cliente

Mesmo depois de fechado o negócio, não deixe de nutrir seus clientes. Siga encaminhando conteúdo e material para ele. Uma das principais ferramentas para isso é o e-mail marketing. Divida bem seu público em grupos e encaminhe e-mails que vocês considerem relevantes.

Para reter e fidelizar esse público que recém comprou com você, invista em conteúdo com informações úteis. Junto, com o tempo, comece a enviar conteúdo informativo sobre a importância de revisões. 

Esse material vai ajudar a você manter seu público mais próximo, e portanto, mais próximo de vender.

Veja também

O uso de aplicativos para facilitar o fluxo de vendas e pós-vendas em concessionárias

Gostou deste conteúdo? Acompanhe essas e outras informações de marketing digital no blog da Syonet. Conheça mais o nosso trabalho!

CRM Syonet, o mais completo acelerador de vendas