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27 de outubro de 2020

WhatsApp corporativo chegará a 2,5 mil concessionárias

A demanda crescente por tecnologias diversas de atendimento não-presencial fez com que a Syonet, empresa especializada em CRM no setor automotivo, antecipasse em alguns meses o desenvolvimento e lançamento do WhatsApp Business API para concessionárias. Mesmo sem oferecer o produto a empresa fechou, desde agosto, 275 contratos com revendedores automotivos, ainda no ritmo de pré-lançamento.

“Nossa projeção é instalá-lo em cerca de 2,5 mil concessionárias até o ano que vem, desde agosto atendemos a quatrocentas revendas interessadas, que assinaram 275 contratos. Temos uma grande carteira formada e ainda nem começamos a oferecer o produto ao mercado: o trabalho da equipe comercial começará em novembro,” disse o diretor comercial Isac Campos.

A carteira de clientes da Syonet é formada por 1,5 mil concessionárias que usam o seu sistema CRM. O foco será entregar a nova solução para todos esses clientes até o fim do primeiro semestre do ano que vem e, até dezembro de 2021, chegar à projeção das 2,5 mil unidades.

As revendas que já usam o CRM da Syonet só precisarão de uma atualização de sistema para integrar o aplicativo, mas por questões burocráticas o prazo é de quinze a vinte dias. Campos disse que por causa do baixo custo será um atrativo para os clientes: “O volume da nossa carteira permitiu uma negociação interessante com o WhatsApp: conseguimos reduzir em 50% os custos de instalação e de uso da ferramenta. Com essa oportunidade acredito que nenhuma revenda ficará de fora, até porque a comunicação pelo aplicativo se tornou o principal canal”.

O WhatsApp Business API oferece algumas vantagens para as concessionárias, como a concentração das conversas via aplicativo com os clientes em um único canal, sem depender do vendedor usar o seu número pessoal, e a possibilidade de vários funcionários usarem a ferramenta de comunicação ao mesmo tempo.


Outro ponto positivo é que o serviço pode ser, muitas vezes, totalmente automático: em determinados casos um robô prossegue com o atendimento sem que algum funcionário tenha que interferir, o que desmobiliza mão de obra. Segundo a Syonet o atendimento via WhatsApp é 70% mais rápido do que por telefone.

Com a ferramenta a concessionária pode gerar alertas aos clientes que precisam agendar revisões, ações promocionais de determinados modelos e apenas para quem registrou interesse no modelo nos últimos trinta dias, dentre outras opções. Se o cliente enviar uma mensagem interessado em um veículo ou em algum serviço que o robô não resolve o sistema avisa rapidamente algum vendedor que assumirá o atendimento após a primeira resposta automática.

Para 2020 a Syonet projeta que sua carteira de clientes crescerá 30% ante 2019, por causa da maior procura pela tecnologia CRM e pelo WhatsApp Business API.

Matéria publicada originalmente no site AUTODATA por Caio Bednarski em 13/10/2020.