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14 de agosto de 2020

Syonet de olho na LGPD: O que estamos fazendo!!!

Como todos já sabem, a Lei 13.709 LGPD – “Lei Geral de Proteção a Dados” está entrando em vigor, mas a fiscalização e as consequentes punições só começarão, de fato, em 2021.

Apesar disto, a Syonet já vem se adequando à esta Lei e vamos estar completamente adequados muito antes disto.

O que já temos implementado e está disponível para uso?

Dentro do cadastro do cliente temos o item “Preferências” onde temos as opções de “Política de Privacidade” do cliente. Só quem tem permissão poderá alterar estas informações, com log completo de quem fez e quando o fez. 

No futuro, a tendência é trocar o nome deste item de “Preferência” para “LGPD”.

Vale lembrar que nos casos de ligações telefônicas o usuário poderá consultar esta tela antes de realizar a ligação.

Hoje com estas preferências configuradas já é possível filtrar estas opções na criação de uma campanha ou mailing e não incluir os clientes que não queiram receber o conteúdo.

No que estamos trabalhando?

Teremos um novo módulo de configurações para o concessionário definir as suas políticas de privacidade/finalidades de uso dos dados dos clientes. Abaixo esboço da tela:

Contatos de “Legítimo interesse”

Ainda existe uma polêmica quanto a este tema e por isto a Syonet irá deixar o sistema flexível para o concessionário tomar a decisão, porque o contato nos casos em que não exista o consentimento do cliente conflitam com o “legítimo interesse”.

 Vamos ver este exemplo:

O cliente está em período de revisão para manter a garantia do veículo, que é de interesse do cliente pois a revisão precisa ser feita. Porém o cliente não quer nenhum contato do concessionário. O que fazer?  E se também for um recall?

Por conta disto e da dinâmica do negócio do concessionário, precisamos tomar alguns cuidados para seguir a Lei e ao mesmo tempo não prejudicar os negócios.

O que falta implementar e já está em nosso cronograma?

Privacy Portal (Portal do Cliente): Portal online para o próprio cliente acessar e ver todos os seus dados que a concessionária tem armazenado. O cliente poderá acessar este portal a qualquer momento. Neste portal o cliente poderá conferir e alterar as informações de consentimento de contatos, podendo inclusive revogar tudo.

Os consentimentos do cliente coletados de maneira presencial, como por exemplo no momento de entrega do veículo, devem ser atualizados no Syonet CRM e isto irá automaticamente atualizar o portal.

Exemplo de como ficará a tela:

LGPD na base atual de Clientes:  O banco de dados de clientes da Syonet é espelhado no banco de dados de clientes do DMS mais as informações de leads e fluxo de loja que ainda não viraram clientes. Todos estes clientes precisam ser contatados para atualizarmos os consentimentos de acordo com a LGPD. Faremos isto via e-mail marketing enviado pelo Mailtop que já está integrado ao Syonet e ao seu DMS, conforme já explicamos acima. Vamos ter dois métodos para pegar o consentimento:

1) Sistema envia e-mail para todos clientes sem consentimento, solicitando o consentimento para cada finalidade (cliente tem que clicar no botão para dar o consentimento, caso não clique é considerado sem consentimento e será feito o opt-out).

2) Sistema envia e-mail para todos clientes informando que iniciará o envio de e-mails para tais finalidades, e caso o cliente não queira conceder o consentimento, ele tem que clicar (nesse caso a falta de ação do cliente é considerada como consentimento (opt-in)).

Ficará a cargo da concessionária qual o método que deseja utilizar.

O método 1 será o mais indicado para estar 100% adequado a LGPD.

O método 2 será indicado para finalidades que possam ser enquadradas na base legal de legítimo interesse.

Bem, como todos já vêm acompanhando, o tema LGPD é bem polêmico porque ainda existem diversas questões que não estão muito claras, mas vamos seguir a Lei e deixar tudo funcionando ainda neste ano, podem contar conosco.