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7 de agosto de 2020

Como resgatar as vendas perdidas?

Essa é uma pergunta que para muitos concessionários é difícil responder ou, talvez, impossível por diversos motivos. Dois dos mais presentes são a falta de automação e controle no fluxo de vendas.

Inúmeras oportunidades são dadas como perdidas todos os dias e essas oportunidades vão desde telefones inválidos até o “preço estar muito alto”. Nem todas as oportunidades de venda contém o motivo da venda perdida, tampouco maiores detalhes que possam ajudar no resgate do cliente.

Anteriormente, lançamos um post que detalha especificamente as boas práticas de acompanhamento de LEADS de forma eficaz. Caso tenha perdido, clique aqui. Esse acompanhamento traz todas as informações necessárias durante a negociação para que ela tenha os dados bem definidos e corretos, mostre o real interesse do cliente e onde o seu cliente está na jornada de compra.

Se o concessionário tem todas estas informações, o aquecimento e acompanhamento do lead foi feito de forma coerente, será possível fazer o uso dessas informações para resgatar aqueles clientes que não efetuaram a compra na concessionária, por quaisquer motivos.

Mas como reaquecer estes leads de forma eficiente sem sobrecarregar a equipe de call center?

A melhor forma de tornar este reaquecimento mais eficiente é através da geração de eventos automáticos no Syonet. Você segmenta sua base por motivos de insucesso  e pode tratar estes leads da maneira mais correta, por exemplo:

  • O lead não concluiu a compra pois optou por comprar um seminovo: você pode encaminhar estes leads diretamente para o seu setor de seminovos, gerando uma nova oportunidade de negociação para outra equipe de vendas;
  • O lead não comprou pois achou o veículo caro: você pode colocar este contato em uma  automação de marketing e reaquecer este lead com promoções ou oferecimento de um veículo de outra categoria.

Além destas duas sugestões existem inúmeras formas de reaquecer leads que não concluíram a compra no último contato feito com a  sua equipe de vendas.

Além disto, na geração de eventos de resgate, o usuário da equipe de BDC possui acesso ao histórico da negociação e pode identificar o motivo da desistência da compra que dá a ele a oportunidade de optar por alternativas rápidas e efetivas para fomentar o interesse do cliente. 

Um exemplo bem comum aparece nos casos em que o cliente têm interesse em outra marca de veículo. O concessionário pode guiá-lo à outra bandeira do mesmo Grupo, redistribuindo o lead que anteriormente estava perdido. Quando os motivos para a desistência estão registrados no sistema, a equipe de BDC consegue resgatar estas oportunidades com eficiência.

Entender os motivos recorrentes de insucesso pode gerar ações internas como a melhor avaliação do usado, melhor captação de dados dos leads, disponibilidade de estoque, test drive bem sucedido aumentando a conversão em negociações futuras.

Pensando nisto, o concessionário ainda tem a opção para buscar clientes/leads antigos, que tinham algum interesse em um modelo específico mas não puderam efetuar a compra por algum motivo. Colocar estes clientes em uma automação para reaquecê-los é uma ótima forma de gerar novas  oportunidades com baixo custo de aquisição.

O Syonet hoje disponibiliza diversas formas de envios de campanhas, seja por meio de telefonema, email marketing, SMS ou automação. O concessionário pode utilizar qualquer uma destas formas ou todas em conjunto para atingir os clientes que deseja. 

Mas você já se perguntou “como vou resgatar os clientes os quais a minha equipe não conseguiu contato?” 

Essa pergunta é simples de resolver.

Uma ótima alternativa é realizar o envio de campanhas de email marketing, atingindo clientes que obtiveram o insucesso por telefone incorreto ou telefone inválido. Ou ainda um sms que envia seus contatos a uma landing page para a captação do mail e modelo de interesse.

Inclusive fizemos um post anteriormente falando exclusivamente sobre boas práticas com emails marketing, clique aqui caso tenha perdido essas dicas.

Aqui estão diversas ferramentas e funcionalidades do CRM Syonet, para atingir e realizar a tentativa de resgate do maior número de clientes possível na sua concessionária. 

Lembre-se, além da captação de novos leads, sua base de dados pode ser uma fonte valiosa de novas oportunidades.

Juntamente à estas alternativas que recomendamos, não podemos deixar de evidenciar outras práticas essenciais com relação a e-mails marketing, higienização de base de dados com o Guardian Syonet, SMS marketing, Lead Zap Alerta e Campanhas promocionais. 

Quer saber mais? Conheça todas as funcionalidades do CRM Syonet agora mesmo:

CRM Syonet, o mais completo acelerador de vendas