Close

10 de março de 2020

Por que aquecer leads gera mais vendas?

O mercado automotivo é extremamente competitivo, já que é possível vender veículos de forma particular ou através de concessionárias e existem diversas marcas, modelos e opções. 

Vender veículos é uma atividade desafiadora, que precisa de total dedicação da equipe de vendas, gerentes e do dono do negócio, mas principalmente dos vendedores. Sabemos que boa parte dessa dificuldade se dá pelo fato de que nem todas as lojas contam com times preparados e que sabem lidar com os leads que chegam diariamente da web de forma lucrativa e eficiente. Isso não é uma tarefa fácil, pois os clientes são diferentes, as abordagens são diferentes e principalmente as tratativas de nutrição e atendimento são diferentes.  

A pergunta de 1 milhão de reais é: Qual melhor maneira de tratar e gerenciar esses clientes vindos da Web? Não existe uma resposta correta ou ideal, mas percebemos algumas boas práticas que dão resultado e que trazem o mais importante, que é a conversão de lead, até porque o que as concessionárias buscam é vender / lucrar, certo?
Para te ajudar a entender melhor isso, separamos algumas dicas em cima de toda a nossa experiência ao longo desses 16 anos de mercado automotivo. Que abordam desde a captação do lead web até a conversão.

Hoje em dia um site bem elaborado, com estruturas de landing pages é fundamental para aumentar o volume de leads para a concessionária. Lógico que em conjunto dessas ferramentas também são necessárias outras formas de divulgação, como por exemplo, em portais web: Webmotors, iCarros, OLX, Meu Carro Novo,  e inclusive, não menos importante, as redes sociais. Todas essas ferramentas irão ajudar a concessionária a criar uma identidade digital presente e amplamente conhecida na web e consequentemente atingirão mais clientes.

Já falamos anteriormente da importância da identidade digital para aumentar o número de leads que chegam para a concessionária. Que fique claro: Prepare seu time! Tenha total certeza que o aumento é muito maior do que você está imaginando, acredite!

Quando falamos que irá aumentar é porque será muito mais fácil para o consumidor enviar a proposta para a concessionária. Tanto pelo fato da internet estar tão presente no dia a dia das pessoas, quanto pelo fato do seu marketing digital estar contando com ferramentas que exploram formulários de fácil preenchimento. Ah, não esquecendo que essa facilidade se torna maior e muito mais ampla quando se trabalha, com portais, redes sociais e outras soluções que compõem o marketing digital, tudo isso já falado antes.

Para que esse aumento de leads seja positivo e não gere problemas diretamente com o time de vendas, é necessário o aquecimento do lead, que vai muito além do primeiro contato, muito mais da nutrição do real potencial e intenção de compra dessas oportunidades.

Agora que a concessionária aumentou drasticamente o número de leads é hora de estruturar o aquecimento inteligente de leads, que chamamos de pré-venda. Diversas concessionárias estão sendo muito mais assertivas e lucrativas depois de estruturação e montagem de um time para receber, nutrir e qualificar todo esse gigantesco volume.

O time de vendas acaba recebendo leads em potencial, com maiores informações e principalmente o detalhamento dessa oportunidade e até mesmo com o agendamento pré-realizado. Foi percebido por esses concessionários que a principal dor nesses casos era a falta de informação e também diversos leads em potencial sem contato, pois a equipe de vendas não dispunha de braços para tudo, como: contatar, detalhar, nutrir, qualificar e atender no showroom.

A sua concessionária conseguiu realizar o aquecimento inteligente, tornando o lead quente e repassando para uma nova fase do funil, entregando ao time de vendas. Nesse ponto a agilidade na solução do volume desses leads é imprescindível, até porque o ponto chave é trazer o lead a loja, ou seja, o processo anterior funcionou e o time do aquecimento de lead fez o seu papel! Importante ressaltar, que o lead só é entregue a equipe de vendas com uma agendamento na loja feito pelo aquecimento inteligente.

Então depois de estar tudo alinhado, primeiro contato com o lead feito, qualificado, informações coletadas e o mais importante visita à loja agendada, agora só depende da equipe de vendas. certo? Não, só isso não basta, uma série de situações podem interferir nesse período do agendamento a loja até propriamente a visita, ele pode receber outras ofertas, ele pode ir em um feirão de concorrentes no fim de semana, pode inclusive ser impactado por algum anúncio de avaliações de usados acima do mercado, dentre outras formas. Para isso o time de aquecimento de lead deve fazer o acompanhamento de forma diferenciada. 

Uma simples ligação um dia antes da visita já reforça a atenção que o possível cliente espera, mostra que ele não foi esquecido, ou seja, tratar, cuidar, nutrir, são fases que parece óbvio, mas que nem sempre as concessionárias colocam em prática.

Temos quase certeza que o cliente virá à loja, pois foi feito todo o fluxo correto e coerente para melhor atender esses consumidores web. 

Agora sim chegou a vez do time de vendas fazer o seu papel e brilhar! O cliente está quase chegando à loja, o aquecimento inteligente já nutriu, já foi coletado o interesse do cliente e todas essas informações já estão na mão do vendedor, sim literalmente na mão, pois ele pode acompanhar isso tudo com o App do CRM Syonet. Ele pode se preparar e deixar pronto todos os valores de propostas para o veículo que o cliente está buscando, pode também reservar o veículo de interesse para o test drive e, por fim, preparar o ambiente para receber o cliente de forma mais acolhedora ou reservada. Isso o time de vendas conseguirá, porque está focado na venda, na conversão, todo o trabalho inicial foi entregue prontinho a ele.

Fechamento do Negócio

O intuito dessa nossa postagem é orientar e entregar algumas dicas que sabemos que trazem resultados para as concessionárias, vemos isso funcionando diariamente, em diversas lojas e diversas regiões. Todo esse processo sabe-se que também não é fácil de se implantar e manter, mas temos certeza que com o CRM Syonet isso ficará mais fácil de iniciar, controlar e gerenciar, porque o Syonet desenvolveu um processo que viabiliza todo esse fluxo, que chamamos de pré-venda.

Com a pré-venda do CRM Syonet conseguimos tornar esse fluxo de aquecimento inteligente de lead customizável e funcional, para isso, é simples, basta a sua concessionária definir o fluxo, tendo o total apoio de nossos consultores do atendimento ao cliente.

Conseguimos te ajudar a captar os leads através da multiplataforma de marketing digital da Lead Force, conseguimos te ajudar a organizar os recebimentos dos leads com a nossa central de leads, conseguimos garantir o agendamento da visita somente com as informações coletadas, conseguimos te ajudar a filtrar quais clientes têm visitas agendadas a loja para realizar o acompanhamento e por fim conseguimos entregar ao seu time de vendas o lead quente com todas informações necessárias para o fechamento do negócio. 

Essas foram as dicas que preparamos para você, acreditamos e queremos que isso de fato ajude a sua concessionária a vender mais e gerando menos custos, e isso você conseguirá com o CRM automotivo Syonet, uma plataforma completa para gerenciar seus leads e tratar de forma eficiente. Fique ligado, pois iremos abordar, logo em seguida, o que pode ser feito com os leads não convertidos, entrando no processo de perseguição. 

Até mais!