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2 de setembro de 2019

Como higienizar sua base de e-mails e aumentar a entregabilidade

Manter uma base de e-mails limpa significa cuidar de um dos itens mais preciosos do marketing em seu negócio. É através desses contatos que você irá atingir um público maior e aumentar suas vendas. Mas como essas listas podem ser formadas por contatos vindos de diversas fontes, é necessário fazer uma manutenção. 

São leads captados em diferentes ações de marketing, coletados em eventos que a empresa participou, ou podem ser contatos trazidos através do setor comercial, por exemplo. Nem todos eles são clientes imediatos, mas você pode nutrir essa lista com conteúdos que interessem cada vez mais a esses leads. 

Com o tempo, muitos desses e-mails acabam mudando e tornando-se inválidos, assim como alguns leads podem perder o interesse no que sua empresa tem a dizer e, se você não parar de contatá-los, eles podem sinalizar suas mensagens como spam, o que suja a reputação da marca com os provedores de e-mail. Isso porque sua empresa estará enviando muitos e-mails para endereços que não existem, e será encarado como sinal de que sua lista não tem qualidade, e seu conteúdo, mesmo que relevante, pode acabar sendo barrado nos filtros antispam. 

Confira em nosso post anterior sobre o assunto quais são os benefícios de limpar sua base de e-mails.
Tudo isso pode ser evitado ao realizar uma higienização da base.

Quando higienizar a sua base de e-mails? 

Muitos profissionais de marketing recomendam que as listas sejam limpas a cada três meses, dependendo do volume de novos leads. Mas, conforme sua lista for crescendo, você pode reduzir os intervalos entre as higienizações para mantê-la sempre atualizada. 

Muito trabalhoso? Existem ferramentas que automatizam a remoção de contatos que não tenham interagido com a sua marca ou que se descadastraram de sua lista, facilitando bastante essa ação. 

Outra dica para identificar o momento de realizar uma higienização é prestar atenção nas métricas das últimas campanhas enviadas, principalmente nas taxas de entrega, abertura e cliques. Se houver uma diminuição nesses indicadores, é um indício que pode haver um problema de entregabilidade e que é hora de fazer uma limpeza. 

Como higienizar sua base de e-mails? 

Então você identificou que chegou o momento de limpar sua base de e-mails, mas não sabe como? Fique tranquilo! Vamos listar algumas ideias que sua equipe pode utilizar para limpar suas bases de e-mail, separadas em atuais ou antigas, começando pelo processo mais fácil. 

Listas de e-mails atuais

A maioria das ferramentas de envio de e-mails oferece algumas métricas importantes para você olhar antes de iniciar a limpeza. São elas:

A partir dessas informações, a higienização fica fácil: basta remover os contatos que estiverem no relatório de hard bounces, reclamações de spam e pedidos de descadastro antes de cada envio.

Existem ferramentas que automatizam a validação de dados cadastrados e apontam erros de digitação nos endereços. Uma delas é o Guardian, integrado ao CRM Syonet, que além de varrer automaticamente os contatos de seu DMS, ainda valida em tempo real números de celular, direto na base da Anatel.

No caso dos contatos com soft bounces, é recomendado tentar enviar mais alguns e-mails com conteúdo e, caso os envios continuem voltando, retirar esses contatos da lista, para evitar que os provedores incluam suas mensagens nos filtros antispam. 

Outra dica interessante é limpar os endereços de e-mail duplicados. Alguns leads podem esquecer que já se cadastraram em algum material de sua empresa e acabam se inscrevendo mais de uma vez. Na hora do envio, esses endereços duplicados reduzem o seu ROI. 

Listas de e-mails antigas

Essas são as listas que estão mais paradas em sua base e que não recebem e-mails há mais tempo. Esse tipo de lista  envolve um processo um pouco mais complexo na hora da limpeza, mas também é importante que seja feito. 

Como estão paradas há muito tempo,  os e-mails inválidos vão se acumulando e aumentando as taxas de hard bounce, descadastramento e spam, piorando a reputação do seu negócio com os servidores de e-mails. 

Uma dica é reativar essas listas com uma campanha de reengajamento, após fazer a limpeza usando ferramentas de validação.

Para isso, é necessário criar alguns e-mails com ações como clicar em um botão para reafirmar que o lead quer estar em sua lista. Mas tome alguns cuidados:

E aí, gostou das dicas para manter sua base limpa, aumentar a entregabilidade de seus e-mails e, por consequência, o seu ROI? 

Se você está preocupado com o tempo que a limpeza de suas listas de e-mail podem levar, o CRM Syonet pode ajudar nisso. Não deixe de conhecer o Guardian, nosso validador de e-mails e números de celulares. 

Com ele, todo o seu investimento em campanhas de marketing por e-mail ou SMS vai valer a pena, pois sua mensagem será entregue para quem quer lê-la.