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5 de julho de 2019

6 Benefícios de higienizar sua base de contatos

O que significa para a sua empresa receber um não de um lead? Se você respondeu que ele não tem perfil para comprar o seu produto, pense duas vezes: nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, mesmo que ele não queira adquirir o produto ou serviço naquele momento, ele pode ainda ter o perfil ideal, apenas não está pronto para a compra. 

É nesse momento que a marca deve começar a nutrir esse lead com conteúdos e argumentos que expliquem por que ele precisa do seu produto e por que a sua marca é a mais qualificada para entregar. Além disso, especificamente no setor automotivo, existem ações de pós-venda que precisam ser realizadas poucos dias após o fechamento do negócio, para que a concessionária não seja penalizada pela montadora. Mais um motivo para manter. Mas como fazer isso de forma efetiva? 


Aqui entra a BASE DE CONTATOS.

O que é base de contatos? 

A base de contatos de sua empresa nada mais é do que todos os contatos que já demonstraram algum interesse em seus serviços, produtos ou mesmo conteúdos e que cederam formas de contato posterior como e-mail ou telefone.

Ela começa a ser formada a partir dos conteúdos relevantes que abordam os problemas do seu público, que se interessará pelo material e, eventualmente, se você tiver desenhado uma boa estratégia de marketing, pelo seu produto. 

É assim que você começa a montar a sua base de contatos, o que é realmente apenas o primeiro passo nessa jornada. 

Lembre-se que comprar uma base de e-mails nunca é uma boa opção, justamente porque causa o efeito contrário que queremos ao higienizar a base de contatos. Veja alguns motivos para não comprar sua lista, mas sim, construí-la:

Exatamente os problemas que queremos evitar ao manter nossa base de contatos limpa e qualificada. Uma das principais maneiras para qualificar suas listas é consolidá-las através de um bom relacionamento. É para esse objetivo que você utilizará esses contatos. Afinal, só ter conseguido o contato não significa que a venda está garantida. Agora, é preciso aumentar esse primeiro interesse do público a ponto de ele efetuar a compra e fechar o negócio. 

E lembre-se: aqui, a máxima da qualidade ser melhor do que quantidade é verdadeira! 

Existem diferentes maneiras de consolidar esse relacionamento e alimentar esses leads, mas o principal deles é através de campanhas de e-mail marketing. Através dos endereços de e-mail, é possível enviar conteúdos relevantes e cada vez mais aprofundados, trazendo-os para perto da solução de seu negócio de forma gradual.

O que significa higienizar a base de contatos? 

Para que as suas estratégias de conversão de novos leads, nutrição e transformação dos mesmos em oportunidades, e ainda em clientes recorrentes, sejam eficazes, é preciso um canal de comunicação para entregar suas mensagens ao público certo. É por isso que a base de contatos é um dos bens mais preciosos de qualquer profissional de marketing. 

Ao adotar estratégias de higienização da base, ou seja, formas e técnicas específicas para deixar a base limpa e sem ruídos, você estará adicionando mais uma garantia às suas estratégias de e-mail marketing. 

Com o tempo, toda lista de e-mails ou telefones passa por um processo de depreciação, pois as pessoas trocam de emprego e, portanto, também trocam seus endereços de e-mail. Ou mesmo trocam o provedor do serviço. Não há como evitar esse processo. Porém, é preciso estar atento para quando ele acontecer, já que os serviços de internet combatem fortemente o envio de spams. 

Se a sua empresa enviar e-mails para muitos contatos inexistentes, suas mensagens serão encaradas como um sinal de que as listas usadas não têm qualidade e o servidor de envio fica mal visto, trancando suas mensagens nos filtros antispam, mesmo quando o conteúdo for relevante e o destinatário quiser recebê-lo. O que nos leva ao principal motivo para uma higienização.

A principal indicação é que o banco de dados de sua empresa seja limpo a cada 3 meses, removendo contatos que não tenham interagido com a sua marca nesse tempo ou aqueles que se descadastraram de sua lista. Isso pode ser feito manualmente ou automaticamente, através de softwares específicos. 

Um exemplo é o nosso validador de contatos: o Guardian. Ele valida números de celular de maneira online, direto na base da ANATEL e em relação a erros de digitação, por exemplo. Além disso, confirma outros dados na base do DMS e na base de e-mail. Saiba mais AQUI.

6 Benefícios de uma base limpa

O principal objetivo da limpeza da base de contatos será sempre melhorar a entregabilidade de suas campanhas de e-mail ou SMS/Whatsapp. Dentro dessa finalidade, existem diversas outras vantagens, como: 

Vamos comentar um pouco sobre algumas das vantagens acima. 

→ Redução de custos com e-mail marketing e aumento de ROI

Muitas ferramentas de disparo de e-mails cobram com base no tamanho da lista de contatos. Sua empresa pagará mais para enviar e-mails para 50 mil pessoas do que para 5 mil, por exemplo. É por isso que faz sentido limpar a sua lista para economizar no investimento, pois você não pagará mais ao enviar mensagens a pessoas que não se envolvem com o que sua empresa tem a dizer, ou mesmo que nem recebem o e-mail. Consequentemente, o aumento do ROI também acontece, pois você terá mais visualizações e cliques.

→ Aumento das taxas de abertura e cliques

Você manterá em sua lista de contatos apenas aqueles que realmente têm um interesse em seus conteúdos e talvez em seus produtos e serviços. Caso ainda não pensem em fechar negócio, você pelo menos demonstrou ter alguma entrega que desperte interesse e pode, dessa forma, também informá-los gradualmente sobre os benefícios de seus produtos, resultando na compra efetivamente e diminuindo a taxa de descadastros.  

Ou seja, se combinada com outras boas práticas de envio (que inclusive já falamos em outro post, clique AQUI para ler), o pente fino de quais endereços ficarão na sua lista de envio pode definir se uma campanha terá sucesso ou não. Quanto menos emails errados houver no total de seu banco de dados, maior será a taxa de abertura, aumentando também a sua média. 

→ Redução nas reclamações de spam

Obviamente, nenhuma empresa quer que seus e-mail enviados sejam considerados spam, nem por usuários, nem por provedores. Pois caso seu endereço de e-mail caia nesse tipo de filtro, e você se torne indesejável nas caixas de entrada de futuros clientes, reclamações de spam são algo difícil de reverter. É muito mais fácil evitar que isso ocorra e a higienização da base é a melhor maneira, junto com estratégias de frequência de envio. 

Assim, você garante que suas campanhas cheguem ao lugar certo para elas: a caixa de entrada de seus leads, passando bem longe da caixa de spam. Além de manter uma boa reputação com os provedores e passar bem longe dos filtros antispam! 

Gostou das nossas dicas sobre higienização de e-mails, mas não faz ideia de por onde começar a fazer uma? Não se preocupe! A Syonet pensou nisso por você. 

O recurso é totalmente integrado ao CRM Syonet, e automatiza a varredura da base do DMS para confirmar as informações armazenadas e os contatos da base de e-mails. Além disso, também serve para confirmar on-line todo número de telefone celular cadastrado em sua base, evitando também erros de digitação. 

Conheça esse recurso agora mesmo e aumente a eficácia de suas campanhas de e-mail, SMS e Whatsapp: